Top 10: relembre celulares antigos vendidos no Brasil


No mundo, são vendidos diariamente cerca de 110 mil telefones celulares, segundo uma pesquisa realizada pela AT&T em 2012. Boa parte deles tem processadores potentes, câmeras para fotos, integração com a internet. Menos de uma década atrás, a coisa era bem diferente. Além de poucos sortudos com esses eletrônicos, os 'luxos' dos primeiros celulares eram despertador e agenda com a capacidade de armazenamento de cem números. Neste top 10, você confere alguns dos primeiros celulares a desembarcarem no país -- alguns com quase 500 gramas.

Motorola PT-550

Considerado o primeiro celular vendido no Brasil, o aparelho apareceu nas prateleiras em 1990. Comercializado a princípio no Rio de Janeiro, ele tinha design bastante simples, com carcaças nas cores cinza escuro ou claro. O eletrônico possuía 22,8 cm de altura e pesava 348 gramas – o iPhone 5 tem 112 gramas. O visor tinha espaço para até 7 dígitos. Além das teclas para números, havia mais oito botões (atalhos para outras funções).

Sony Ericsson NH 72

O aparelho da Sony Mobile (nome atual) chegou ao Brasil em 1992. O Sony Ericsson NH 72 pesava 420 gramas e possuía um terminal móvel para serviço de voz e a possibilidade de ajustar seu volume. Com design também simples (a carcaça era toda em um tom cinza escuro), seu diferencial estético eram as teclas alaranjadas. Além de espaços para os números, contava com identificador de chamadas em sua tela.

Motorola DPC650

Com sua inserção no mercado brasileiro em 1994, o celular de sistema analógico pesava 225 gramas – bem mais leve do que os modelos anteriores da fabricante. Além das teclas numéricas, havia mais duas dedicadas à discagem superveloz e função vibracall (uau!). Seu design era quadrado e estava disponível apenas na cor cinza escuro. Seu display, assim como o dos demais, era pequeno e apresentava itens como nível de carga, sinal e os números digitados.

Motorola Pochet Classic 850

Ele desembarcou nas prateleiras brasileiras em 1995 e trouxe alguns diferenciais. Era menor e mais leve do que os celulares anteriores da empresa. O Pochet possuía 15 cm de altura, 3,5 cm de largura, 6 cm de profundidade. Pesava 220 gramas. O eletrônico estava disponível nas cores cinza claro e escuro. Suas teclas eram distribuídas de forma diferenciada. Havia botões em sua extremidade direita. Com tela pequena, os caracteres apareciam com cor avermelhada.

Motorola StarTac

O StarTac foi vendido às pencas a partir de 1996. O diferencial do celular era seu design, com abertura estilo "flip".  Além disso, ele apresentava tela um pouco menor e com mais informações do que as da maior parte de seus concorrentes. No display, apareciam sinal, bateria, hora e data – e não havia necessidade de pressionar nenhuma tecla para visualizar tais dados. O levíssimo StarTac pesava 88 gramas, tinha 9,4 cm de altura, 5,5 cm de largura e 1,9 cm de espessura. 

Nokia 2160

Esse Nokia chegou ao Brasil na metade da década de 90. O 2160, da empresa finlandesa, tinha design um tanto inovador (se comparado com a concorrência estabelecida no país), já que era em formato barra. Suas teclas foram posicionadas de forma a dar um ar arredondado ao conjunto. O peso aproximado do aparelho era 220 grama e sua altura era de 13,9 cm. Ele media ainda 5,5 cm de largura e 2,5 cm de espessura. 

Nokia 1011

O 1011 chegou ao Brasil em 1994. Sua carcaça era toda preta. As teclas se posicionavam de forma diferenciada, um tanto curvas nas extremidades. Assim como o Nokia 2160, o celular tinha o formato barra – outro desenho considerado inovador para a época. Seu peso era de quase meio quilo: 475 gramas (era pesado até mesmo para os concorrentes da época). O eletrônico media 9,7 cm de altura, 4,8 cm de largura e espessura de 1,8 cm. Seu sucessor foi o Nokia 2110.

Nokia 7110

À venda em 1999, o celular ficou conhecido por ser o primeiro com navegador WAP – que oferecia acesso à web. O eletrônico tinha capa deslizante e quantidade reduzida de teclas – com apenas cinco botões de funções. Seu peso era um diferencial positivo: 141 gramas. Ele media 12,5 cm de altura, 5,3 cm de largura e espessura de 2,4cm. O display do 7110, maior do que o da concorrência da época, oferecia informações sobre as condições do celular. 

Nokia 5120

Lançado em 2001, o 5120 era menor do que os concorrentes. Ele tinha antena reduzida e botões descolados uns dos outros. Sua telinha de LCD exibia cinco linhas de informações variadas a respeito do celular. Ele ainda reproduzia cinco toques diferentes e tinha capacidade de ajustar o volume de toque externo. O modo vibra call também chamava a atenção. Seu peso era de 165 gramas. Possuía altura de 11,4 cm, 8,6 cm de largura e espessura de 4,6 cm. 

10º

Nokia 1100

Muitíssimo popular, quando lançado em 2003, o Nokia 1100 era vendido em diversas cores. Ele tinha carcaça emborrachada, lanterna na parte superior e uma tela monocromática. O aparelho tinha 10,6 cm de altura, 4,6 cm de largura e 2 cm de comprimento. Seu peso era de apenas 93 gramas. Com design mais despojado e mais leve, o eletrônico se tornou preferência de grande parte do público jovem, que começava a comprar telefones móveis no país.

UOL Cursos Online

Todos os cursos