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Uber, 99 e Cabify: 12 dicas para usar melhor os apps de carona

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/05/2018 04h00

Você adora usar os aplicativos de transporte para se locomover pela cidade? Então deve estar familiarizado com os sistemas da Uber, da 99 e do Cabify.

Mas, por mais simples que os apps sejam, eles escondem alguns segredos que, quando descobertos, podem facilitar ainda mais a sua vida. Quem os usa com frequência acaba conseguindo viagens mais rápidas e até mesmo mais baratas.

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Veja 12 dicas para aproveitar melhor os serviços

  • Avise quando chegar

    Uma vez que a viagem tenha início, 99, Cabify e Uber permitem compartilhar uma rota com familiares ou amigos. Nos três apps, a opção está disponível no menu da viagem e permite enviar links por apps de mensagens, como o Whatsapp. No caso da Uber e da Cabify, é possível criar um perfil com vários usuários e manter um controle sobre as corridas solicitadas, o que é bom para famílias.

  • Você não precisa de um celular

    Aposto que você sempre pensou que precisava de um smartphone com o app da Uber instalado para pedir um carro do serviço. Saiba que já é possível usar o site da empresa para fazer isso, embora com algumas limitações (não dá para agendar corridas ou acompanhar a viagem durante o trajeto). Mas pedir o carro pelo computador pode ser a salvação quando você esqueceu seu celular em algum lugar distante ou quando ele está sem bateria.

  • O ponto de partida importa

    É natural que você escolha o local onde está como ponto de partida para uma viagem de aplicativo. Mas a dica é: saia do automático. O ponto de partida pode influenciar bastante no valor da corrida. Que tal andar um quarteirão ou atravessar a rua para tornar a viagem mais rápida e evitar retornos? Ruas de mão única ou tradicionalmente congestionadas, por exemplo, podem influenciar, por isso vale testar algumas opções antes de pedir o carro. Caso o motorista precise de instruções especiais para chegar até você, mande uma mensagem ou ligue para ele

  • Uma modalidade para cada situação

    Após selecionar origem e destino, qual modalidade escolher? Em geral, as opções mais simples dos apps, como o Uber X, o 99 Pop ou o Cabify Lite resolvem. Mas se a ideia é dividir a corrida, vale a pena considerar um Uber Select ou Black, que contam com carros maiores e melhores --99 e Cabify oferecem carros luxuosos, mas não, necessariamente, maiores. Precisa carregar bagagem ou está saindo de um supermercado? Opte pelo Uber Bag ou o UberXBag. Já está sem pressa, quer economizar ou gosta de conhecer pessoas, vá de Uber Pool (usa o mesmo carro para transportar vários clientes).

  • Rachando a conta

    Quando você está com um grupo de conhecidos, dá para dividir o custo entre os passageiros enquanto a viagem acontece no Uber. Após a corrida ter início, acesse o menu da viagem dentro do app e, em seguida, clique em "Dividir tarifa". Em seguida, adicione o telefone das pessoas com quem você vai rachar a conta. Elas serão notificadas em seus celulares e precisam confirmar a divisão. A Uber cobra uma taxa de R$ 0,60 de cada uma das pessoas que farão o pagamento.

  • Atente para o tempo de cancelamento

    Todos os apps permitem o cancelamento da viagem pelo próprio app. O que muda entre eles é uma possível taxa pelo cancelamento. No caso da 99, não há cobrança. Já a Uber cobra se o cancelamento ocorrer depois de 5 minutos (isso pode variar de cidade para cidade). A taxa também é cobrada quando o motorista vai até o ponto de encontro e cancela a corrida por ter esperado o passageiro por mais de 5 minutos. No caso do Uber Pool, não há tolerância para cancelamento e o tempo de espera cai para 2 minutos. No Cabify, cancelamentos são gratuitos até cinco minutos após a solicitação de corrida desde que o motorista não tenha chegado no local combinado. Viagens agendadas podem ser canceladas até duas horas antes do horário de início. Uma vez no local, o motorista espera cinco minutos e tenta contato com o passageiro antes de finalizar a viagem - nesse caso, há cobrança de uma taxa. Em todos os casos é possível reclamar uma cobrança que você considere indevida, via apps.

  • Faça seu caminho

    Uma vez dentro do carro, é possível sugerir caminhos para o motorista, especialmente em regiões mais periféricas, para agilizar a viagem ou evitar locais perigosos. Aqui, convém usar o bom-senso: evite fazer mudanças muito radicais de caminho ou fazer paradas muito demoradas. Da mesma forma, é interessante acompanhar o trajeto pelo seu celular de forma a garantir que o condutor, de fato, está indo para o destino solicitado.

  • Agende um horário

    Se você precisa usar um carro de app em horário de pico, o ideal é agendar a corrida. Isso vale para Uber e Cabify. No caso da Uber, o agendamento pode ser feito na tela principal do aplicativo, no ícone ao lado do campo usado para digitar o destino (só funciona para UberX). Já no Cabify, clique em "Reserva" na tela onde você escolhe tipo de carro fará o transporte.

  • Tempo esgotado

    Em tese, não há limite de distância para uma viagem de Uber, mas o app pode interromper uma viagem após quatro horas. Próximo desse tempo, o motorista é avisado pelo aplicativo, e o passageiro precisará solicitar uma nova viagem --como o motorista mais próximo será aquele que está dirigindo o carro, basta combinar de ele aceitar a nova chamada. Mas é sempre bom avisar o motorista que você planeja fazer uma viagem longa, afinal ele terá que retornar à origem após o percurso. Isso vale para motoristas de outros aplicativos.

  • Quer pagar como?

    Cabify e 99 aceitam pagamentos apenas via cartão ou PayPal. Já a Uber também passou a aceitar dinheiro e alguns cartão de débito via aplicativo. Além disso, é possível comprar créditos para serem gastos em viagens com o aplicativo utilizando milhas do programa de fidelidade Smiles e obter vouchers para viagens usando pontos do Dotz. No Cabify, você pode associar sua conta a programas de milhagem, em "Meu perfil".

  • Escolha suas preferências

    No aplicativo do Cabify, dá para você personalizar suas preferências: quer ouvir música durante a viagem, qual sua rádio preferida, o motorista pode te ligar, quer o ar-condicionado ligado ou o motorista deve abrir a porta para você?

  • 99 e Cabify: reis dos cupons

    Se você usa a 99 ou o Cabify com frequência já deve ter percebido que eles são os reis dos cupons. Frequentemente, as empresas mandam mensagens SMS com códigos a serem usados durante as viagens e que dão descontos consideráveis, especialmente aos finais de semana. Vale ficar de olho em sua caixa de mensagens para economizar. Os códigos devem ser inseridos em "Promoções" (Cabify) ou "Cupom de desconto" (99)