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16/07/2010 - 11h40 / Atualizada 16/07/2010 - 12h37

Veja trajetória do "Antennagate" – o caso do iPhone 4 e seu problema de sinal

Da Redação*
  • Divulgação

A Apple convocou para esta sexta (16) uma coletiva de imprensa sobre o iPhone 4. A expectativa é que a empresa aborde o problema de recepção de sinal do aparelho, lançado em 24 de junho.

No entanto, a empresa não deverá fazer um recall do produto, conforme informou o "Wall Street Journal" na última quinta (15). O jornal afirmou ainda que os engenheiros da empresa sabiam do problema de recepção de sinal da antena do aparelho antes do seu lançamento. Analistas também estão apostando que a companhia não vai fazer um recall, apesar de processos judiciais, uma crítica desfavorável na revista Consumer Report e queixas cada vez mais intensas dos usuários.

Os investidores esperam uma explicação mais completa sobre o que analistas definem como questão menor, mas que ainda assim causou uma tempestade de críticas na mídia. A crescente insatisfação sobre os problemas de intensidade de sinal no iPhone 4 prejudicaram as ações da Apple nos dias que antecedem o anúncio de seus resultados trimestrais, dentro de uma semana

Enquanto o mundo aguarda o anúncio da Apple, veja abaixo a trajetória do "Antennagate", apelido dado pela imprensa internacional ao caso:

25 de junho: um dia após o lançamento do iPhone 4, usuários que compraram o aparelho começaram a reclamar em redes sociais e blog sobre a queda de sinal. O problema acontece quando eles seguram o lado esquerdo do telefone, próximo aos botões de volume. Um cliente da Apple enviou um e-mail a Steve Jobs, relatando o problema. A reposta do CEO foi “evite segurá-lo desta forma”. A Apple também recomenda a utilização de um estojo de borracha.

  • Reprodução/Wired

    Usuário relata que fita isolante pode aumentar em até duas vezes o sinal do novo iPhone 4

 28 de junho: Fita adesiva isolante e até mesmo lixa de unha são materiais utilizados pelos usuários do iPhone 4 na tentativa de melhorar o sinal da antena. Colados no lado esquerdo do aparelho, isolam o contato da pele com o aparelho e parecem aumentar a recepção do sinal. Surgem as primeiras sátiras à declaração de Jobs: uma delas mostra Darth Vader usando o “lado negro da força” para segurar o aparelho sem usar as mãos.

1º de julho: Sites e blogs de tecnologia publicam um suposto e-mail de um dono de iPhone 4 para Steve Jobs, mais uma vez reclamando da antena. A resposta de Jobs teria sido “Relaxe e curta a sua família. É só um telefone, não vale a pena”. A assessoria de imprensa da Apple desmente mais tarde que o e-mail tenha sido enviado por Jobs.

2 de julho: A Apple divulga um comunicado à imprensa afirmando que não há problemas com a antena do iPhone 4. A empresa admite, no entanto, que as barras de sinal mostradas na tela do aparelho utilizavam uma fórmula incorreta para calcular a recepção, desde a primeira versão do iPhone. “Nossa fórmula, em muitos casos, mostra equivocadamente duas barras a mais do que deveria para uma determinada intensidade de sinal”, informou.

12 de julho: A Consumer Report, uma das associações de defesa do consumidor mais importantes dos EUA, recomenda que as pessoas não comprem o iPhone 4 e confirma em testes que o aparelho enfrenta problemas de recepção de sinal. A organização aconselha consumidores que já compraram o smartphone a colar um pedaço de fita isolante em volta do aparelho para melhorar o sinal.

13 de julho: As ações da Apple caem mais de 3% depois da avaliação negativa dada pela Consumer Report. Cerca de 1,7 milhão de unidades do aparelho já foram vendidas em todo o mundo.

15 de julho: A Apple libera a atualização do iOS 4, sistema operacional do iPhone, para corrigir o problema de exibição do nível de sinal, conforme divulgou a empresa no dia 2 de julho. Segundo a Apple, a versão 4.0.1 do iOS "aperfeiçoa o algoritmo que determina quantas barras de sinal são mostradas na tela". A empresa convoca a imprensa norte-americana para uma conferência no dia seguinte.

*Com informações de agências

 

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