UOL Notícias Tecnologia

18/10/2010 - 20h16 / Atualizada 18/10/2010 - 20h28

Após vender 4,1 milhões de iPads, Jobs afirma que tablet "afetará mercado de notebooks"

Da Redação
  • Apple vendeu 4,1 milhões de iPads, número abaixo da expectativa do mercado, de 4,7 milhões

    Apple vendeu 4,1 milhões de iPads, número abaixo da expectativa do mercado, de 4,7 milhões

Steve Jobs, CEO da Apple, afirmou que os iPads vão afetar o mercado de notebooks, mesmo após a empresa revelar que vendeu 4,1 milhões de tablets desde do seu lançamento neste ano, número abaixo da expectativa dos analistas de mercado, de 4,7 milhões de unidades. As informações foram divulgadas numa conferência para apresentação dos resultados financeiros da Apple no terceiro trimestre realizada nesta segunda (18).

“Os iPads provam que não é uma questão de se, é uma questão de quando”, disse o CEO, demostrando confiança no bom desempenho da empresa no mercado de tablets. Para Jobs, os iPhones dão uma grande vantagem à Apple diante da concorrência. “Esse é um  novo modelo de computação, nós já temos dezenas de milhões de pessoas treinadas nela com os iPhones”, explicou.

Outro ponto abordado foi a concorrência com o sistema operacional do Google, o Android, tanto para tablets como para celulares. “O Google adora dizer que o Android é aberto e que o iOS e o iPhone são fechados. Achamos isso um pouco hipócrita”, cutucou.

O CEO da Apple comparou alguns números dos dois sistemas. “O Android está ativando 200 mil dispositivos por dia e 90 mil aplicativos na sua loja. A Apple ativou 275 mil aplicativos por dia no último mês, com um pico de 300 mil aplicativos em alguns desses dias. Temos mais de 300 mil aplicativos na App Store.”

Para Jobs, os lançamentos serão fracassados, principalmente pela falta de aplicativos específicos para esses tablets. “Até mesmo o Google está dizendo às empresas para esperar a nova versão do Android no ano que vem. O que quer dizer quando um fornecedor de software diz para não utilizar o software para tablets e você ignora o conselho e os lança mesmo assim?”, ironizou.

“Padrões abertos nem sempre vencem”, continuou Jobs. “Padrões abertos versus fechados são uma cortina de fumaça. O que importa é o que é melhor para os consumidores. Usuários querem apenas que os dispositivos funcionem”, completou.

Teste mostra como o iPad americano funciona no Brasil

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host