UOL Notícias Tecnologia

02/12/2010 - 23h19 / Atualizada 03/12/2010 - 03h24

Vendas do iPad no Brasil começam à 0h desta sexta; consumidores fazem fila

JULIANA CARPANEZ, GUILHERME TAGIAROLI E RODRIGO VITULLI
Do UOL Tecnologia
  • Consumidores na Saraiva do shopping Higienópolis, em São Paulo, no lançamento do iPad

    Consumidores na Saraiva do shopping Higienópolis, em São Paulo, no lançamento do iPad

Diversos varejistas começam, nesta sexta-feira (3), a vender em suas lojas físicas e virtuais o iPad no Brasil (veja aqui a lista de lojas onde o lançamento estará disponível). Alguns deles, como a Saraiva do shopping Higienópolis (SP), apostaram alto no evento -- com o início das vendas à 0h e festas com “convidados especiais” --, em uma possível tentativa de repetir o sucesso da estreia do iPhone 4 no país, em setembro. Veja aqui as fotos do lançamento.

Confira perguntas e respostas sobre a chegada do tablet ao país

O agito em torno do smartphone da Apple, no entanto, continua ganhando. Na ocasião de seu lançamento, uma enorme fila formou-se em frente à operadora TIM do shopping Eldorado, e os últimos clientes só saíram da loja por volta das 4h30. Nesta sexta, à 1h30, todos os consumidores já haviam comprado seus iPads (deve-se considerar que a aquisição de um portátil com plano de dados é mais demorada). 

Na livraria Saraiva do shopping Higienópolis, por volta das 22h40, havia somente duas pessoas na fila. Às 23h, o número subiu para seis. Já na Fast Shop do shopping Iguatemi, uma hora antes do lançamento do iPad no Brasil, cerca de 30 pessoas aguardavam o início das vendas. Na A2U do mesmo shopping, eram apenas três. À meia noite, hora do lançamento, a contagem do UOL Tecnologia foi a seguinte: 30 pessoas na Saraiva e na A2U, cerca de 60 na Fast Shop.

Nessa última loja, o bancário André Diego Vilela Rodrigues, 26, foi quem abriu a fila. Essa não era sua intenção, no entanto. Ele chegou cedo, por volta das 17h30, acreditando que o lançamento seria tão disputado quanto o do iPhone 4 no Brasil. Durante o tempo de espera, o fã da Apple (constam no currículo um iPhone 4, um iPod touch e um MacBook) tomou uma decisão: comprar o iPad 3G de 64 BG, e não o de 32 GB, como era a intenção inicial.

Aloísio Melo (foto), programador e desenvolvedor , foi o primeiro da fila no shopping Higienópolis, também em São Paulo. Ele disse ter esperado oito meses até o lançamento do tablet no Brasil, pois prefere comprar seus eletrônicos de forma legalizada.

Alguns clientes como a empresária Camila Piva, 29, e o designer Victor Melo, 23, reclamaram que na A2You, revenda autorizada da Apple, do shopping Iguatemi, eles estavam fazendo venda casada de iPads com tecnologia 3G e um pacote de dados da Vivo. “Depois que reclamei com o gerente, eles me venderam sem o plano de dados da operadora”, comentou.

  • Willians Valente/UOL

    Primeiro da fila na Fast Shopping do Iguatemi (SP), Diego Vilela Rodrigues (esq.) é fã da Apple

Entre os famosos que compareceram ao lançamento no shopping Iguatemi, estavam o empresário e ex-nadador Fernando Scherer, sua mulher, Sheila Mello, e a modelo Mariana Weickert . Os apresentadores Astrid Fontenelle e Marcos Mion marcaram presença no shopping  Higienópolis. Já a apresentadora Luciana Gimenez, grávida de seu segundo filho, o apresentador Otávio Mesquita, a modelo Caroline Bittencourt, o cantor Dinho Ouro Preto e o estilista Fause Haten foram à Fnac do shopping Morumbi. 

Vai pagar quanto?
O preço dos modelos desbloqueados varia conforme a capacidade de armazenamento. As versões apenas com conexão Wi-Fi custam R$ 1.649 (16 GB), R$ 1.899 (32 GB) e R$ 2.199 (64 GB). Com conexão 3G e Wi-Fi, os preços sobem: R$ 2.049 (16 GB), R$ 2.299 (32 GB) e R$ 2.599 (64 GB). Num primeiro momento, não há previsão para comercialização do tablet em operadoras de celular.

Para utilizar internet 3G é necessário contratar um pacote de dados ou utilizar planos pré-pagos de internet das operadoras. Até o momento, TIM e Oi têm pacotes específicos. A Oi oferece dois planos de dados: um com franquia mensal de download de 5 GB (R$ 76,50) e outro com 2 GB (R$ 59,50) – em seu site, a Vivo informa que com 1 GB dá para baixar, por exemplo, até 200 músicas. Ao assinar esses planos, o cliente não pagará pelo chip. Já a TIM vai manter o mesmo pacote oferecido para o GalaxyTAB: internet ilimitada com velocidade de 600 Kbps por R$ 59,90 por mês.

A Vivo criou uma tabela que dá ao usuário uma ideia do que o consumidor pode fazer ao contratar 250 MB, 1 GB, 4 GB ou 8GB de dados. A alternativa de 250 MB mensais, por exemplo, permite enviar e receber muitos e-mails somente com texto, mas não é possível baixar muitos arquivos e assistir a vídeos em streaming.

As medidas do iPad são 24,28 cm x 18,97 cm x 1,34 cm (altura x largura e profundidade). O peso da versão com Wi-Fi é 680 gramas, já a versão com Wi-Fi e 3G é um pouco mais pesada, tem 730 gramas.  Além disso, ele conta com acelerômetro (sensor de movimentos que pode exibir as imagens da tela na horizontal ou vertical), GPS e bússola digital. O sistema operacional é o mesmo do iPhone, o iOS.

  • Zanone Fraissat /Folhapress

    A apresentadora Luciana Gimenez participou do lançamento na Fnac do shopping Morumbi (SP)

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host