UOL Notícias Tecnologia

11/01/2011 - 14h30 / Atualizada 11/01/2011 - 15h01

AT&T perde exclusividade do iPhone nos EUA; Verizon inicia vendas no próximo mês

Da Redação*
  • Lowell McAdam (esq.), CEO da Verizon, e Tim Cook, COO da Apple, anunciam parceria

    Lowell McAdam (esq.), CEO da Verizon, e Tim Cook, COO da Apple, anunciam parceria

Lowel Mcadam, CEO da Verizon, operadora de telefonia americana, anunciou nesta terça (11) que a companhia iniciará as vendas do iPhone no mês de fevereiro nos Estados Unidos. Com o acordo, a Verizon encerra o monopólio da AT&T,  única operadora que comercializava o smartphone da Apple no país desde seu lançamento em 2007.

Segundo o executivo, desde 2008 a operadora está em negociação com a Apple para firmar a parceria. A Verizon tem atualmente 93 milhões de usuários nos Estados Unidos.

Os iPhones pela Verizon começam a ser vendidos em 10 de fevereiro, pelo preço de US$ 199  (para o modelo de 16GB) ou US$ 299 (32GB) num contrato de dois anos. Os celulares funcionarão na rede CDMA, considerada lenta, e não na rede LTE 4G da companhia, mais nova e rápida. Segundo a Apple, a opção pela rede LTE não foi cogitada pois exigiria mudanças no design do aparelho.

"Dezenas de milhões de clientes compraram o iPhone ao redor do mundo. Os clientes têm baixado bilhões de aplicativos. Estou muito animado por  trazer o iPhone aos clientes da Verizon”, disse Tim Cook, COO da Apple, presente no evento.

Maré ruim

Os investidores na AT&T, segunda maior operadora de telefonia móvel dos EUA, venderam ações da empresa na segunda-feira (10), o que causou queda de 1,8% nos papeis da companhia um dia antes da data antecipada para o anúncio da Verizon Wireless. A expiração do prazo põe fim aos mais de três anos de forte crescimento da AT&T por efeito das vendas do iPhone.

Muitos analistas antecipam que a AT&T perca assinantes neste trimestre, já que não tem terá mais um incentivo poderoso e único para atrair usuários. A operadora também enfrenta problemas com a percepção de que sua rede sem fio não está bem equipada para lidar com o pesado volume de tráfego de dados gerado pelos usuários do iPhone.

Uma perda de assinantes no trimestre seria a primeira para a AT&T desde que a companhia foi criada, em 2004, pela fusão entre AT&T Wireless e Cingular Wireless. Algumas estimativas apontam para uma possível perda de até 3,5 milhões de assinantes neste ano.

A AT&T também enfrentará pressão adicional da Verizon Wireless, que deve oferecer aos seus novos usuários de iPhones os mesmos privilégios de que desfrutam todos os assinantes de seus serviços para celulares inteligentes: volume ilimitado de dados por um preço mensal fixo.

A AT&T irritou alguns clientes ao suspender a venda de planos com volume ilimitado de dados, em 2010.

*Com informações da Reuters

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host