Editor compara a revista Popular Science no computador e na edição especial para o iPad
Aquele velho hábito de ler o jornal no café da manhã está de volta com a popularização de dispositivos móveis. Segundo um estudo da Read it Later, empresa desenvolvedora de um aplicativo que separa conteúdo de sites para quem quer lê-lo “mais tarde”, usuários de smartphones e tablets têm optado pela leitura de notícias em horários “confortáveis”, num retorno a um costume usualmente ligado às mídias impressas.
O estudo da empresa concluiu que, quando é dada a chance para o leitor escolher como consumir um conteúdo, ele opta pela leitura durante o seu “horário nobre”.
“Jornais e revistas costumavam nos permitir uma leitura em locais que considerávamos mais confortáveis”, explica a Read it Later em seu blog. “Infelizmente, com a chegada das notícias online, isso nos afastou desses lugares e nos pôs sentados em nossas cadeiras”, continua.
O argumento é que as notícias online fizeram com que as pessoas passassem a consumir conteúdo a qualquer hora e em grandes quantidades. “A enxurrada de notícias nos atinge durante todo dia, como se um entregador de jornal maníaco jogasse novas edições em nossas portas a cada 15 segundos”, brinca a empresa.
Entretanto, ao analisar cerca de 100 milhões de artigos salvos no Read it Later, a empresa constatou que o iPad não só está substituindo jornais e revistas em papel, como já afeta o modo das pessoas lerem online. Usuários de iPad já não fazem a maior parte da leitura de notícias nos seus computadores, mas sim nos tablets. Essa leitura é feita preferencialmente em horários “confortáveis” -- principalmente “à noite após o trabalho” (das 19h às 23h). Em segundo lugar, está o horário do café da manhã (das 5h às 7h). O único horário em que o computador ganha do iPad é o do almoço -- quando as pessoas ainda estão no trabalho.
No caso específico dos usuários de iPhone, há quatro picos bem definidos de horários de leitura mais frequentes: às 6h (café da manhã), às 9h (encontro com colegas de trabalho), das 17h às 18h (final do dia de trabalho) e das 20 às 22h (descanso em casa ou “a hora do sofá”).
Gráfico mostra que usuário de iPad prefere ler notícias no final do dia, no seu "horário nobre"