UOL Notícias Tecnologia

02/02/2011 - 19h26 / Atualizada 02/02/2011 - 19h47

Agradável de ler, mas com cara de revista, 'The Daily' promete ser 'o jornal do século 21'

MAURICIO STYCER || Crítico do UOL

“Bem-vindo ao jornal do século 21”, diz o editorial do “The Daily”, primeiro jornal diário criado especialmente para iPad, o tablet da Apple. “Novos tempos pedem novo jornalismo”, prossegue a carta de intenções, que promete cobertura sem viés partidário, defesa do liberalismo e, mais importante, um show de recursos de interação.

Com investimento declarado de US$ 30 milhões e a participação de 100 profissionais, “The Daily” é uma aposta de Rupert Murdoch, um dos maiores empresários de mídia do mundo.

Não dá para navegar pelo “The Daily” sem lembrar que Murdoch é dono de um conglomerado de mídia que inclui jornais sérios (“The Times” e “The Wall Street Journal”), tablóides sensacionalistas (“The Sun”) e a rede de TV Fox News, uma das vozes de oposição ao governo do presidente  norte-americano Barack Obama.

A primeira impressão que a edição de estreia do “The Daily” provoca é de encantamento. Vídeos, fotos, áudio, gráficos interativos, tudo embalando textos sobre a crise no Egito, a gravidez de Natalie Portman, o próximo Superbowl, transformam a leitura em algo extremamente divertido e prazeroso.

Há um menu em forma de carrossel, que oferece a alegria de ver as páginas girarem pela tela. Há um recurso que direciona o leitor para as páginas que ele ainda não leu. Há fotos com impressionantes efeitos de zoom em 360º da praça Tahrir, no Cairo. Até as publicidades são incríveis.

Não há nenhuma grande notícia exclusiva na edição de estreia. As abordagens das principais reportagens lembram muito mais revistas semanais ou mensais do que um jornal diário. Há poucos textos de opinião ou análise. Em resumo, “The Daily” é tão leve quanto bonito. Jornalismo do século 21? Será que é isso?

Últimas Notícias

Hospedagem: UOL Host