Bóson de Higgs: vídeo menciona observação de nova partícula

WASHINGTON, EUA, 3 Jul 2012 (AFP) -Um vídeo publicado por engano nesta terça-feira no site da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (Cern) anuncia a observação de uma nova partícula, com massa próxima a que teria o Bóson de Higgs, a peça que falta para o quebra-cabeças das partículas elementares.

O vídeo, inicialmente descoberto pela revista americana Science News, que o publicou em seu site, mostra o físico Joe Incandela, da Universidade da Califórnia, porta-voz de uma das equipes do Cern que busca o Bóson de Higgs, declarando: "observamos uma nova partícula e temos indícios muito fortes de que há algo".

Um anúncio do Cern está previsto para às 07H00 GMT (04H00 Brasília) desta quarta-feira sobre os últimos resultados da análise dos dados produzidos por centenas de milhões de colisões de prótons no Grande Colisor de Hádrons (LHC), o maior acelerador de partículas do mundo.

Incandela explica no vídeo que a partícula em questão se deteriora rapidamente em dois fótons, de uma maneira que corresponde ao Bóson de Higgs.

O cientista acrescenta que sua massa é 130 vezes a de um próton, levemente superior às observações anteriores do Cern, que apontavam uma massa de 125 giga electron volts (GeV).

"Isto é muito significativo... Esta partícula tem a maior massa que existe e se confirmarmos tudo isto, o que acredito que faremos, será um dos maiores achados e observações de novos fenômenos em nossa área de pesquisa nos últimos 30 ou 40 anos", disse Incandela.

Se as características desta partícula corresponderem às previsões de algumas teorias no limite da física, "estaríamos então verdadeiramente diante da presença de algo estreitamente ligado à origem do tempo-espaço, que é fundamental para o universo e que representaria uma descoberta muito importante, tanto quanto os quarks ou a antimatéria", destaca o pesquisador.

Em 1964, o britânico Peter Higgs e seus colegas deduziram a existência do Bóson, considerada a partícula que oferece sua massa a todas as demais dentro do "modelo standard", a teoria da estrutura fundamental da matéria que descreve todas as partículas e forças do universo.

titulo-box Shopping UOL