Topo

Líder norte-coreano aparece com smartphone em foto e causa especulações sobre marca

Líder norte-coreano, Kim Jong-Un, aparece ao lado de um smartphone preto durante reunião de governo - KNS/AFP
Líder norte-coreano, Kim Jong-Un, aparece ao lado de um smartphone preto durante reunião de governo Imagem: KNS/AFP

Seul, Coreia do Sul

05/02/2013 11h02

Uma foto do líder norte-coreano, Kim Jong-Un, usando um smartphone provocou grandes especulações sobre qual seria a marca do aparelho utilizado pelo chefe de uma das nações mais repressoras e pobres do mundo.

A foto, divulgada pela agência estatal do país, mostra Kim presidindo uma reunião com assessores de alto escalão da segurança do país na última semana. O encontro, provavelmente, se concentrou na questão de que o país realizaria um teste nuclear em breve.

Acredita-se que o smartphone pertença a Kim, já que o aparelho estava localizado ao lado dos documentos que eram analisados por ele", informou um funcionário do governo de Seul à agência AFP.

Meios de comunicação sul-coreanos deram grande destaque à foto, abrindo um debate sobre o fabricante do aparelho, com especulações que incluíam a sul-coreana Samsung, a taiwanesa HTC e a americana Apple.

A Samsung, maior fabricante de smartphones do mundo, insistiu que um de seus modelos Galaxy não passou para o outro lado da fronteira. "Não é um telefone Samsung", informou um porta-voz da companhia.

O funcionário do governo de Seul disse que a foto foi analisada pela agência de inteligência do Sul, que concluiu que provavelmente a HTC era a fabricante.

A empresa taiwanesa não quis identificar o aparelho, mas informou em um comunicado que a companhia apreciava "o apoio de todos os usuários".

O jornal sul-coreano Chosun Ilbo sugeriu que a política estava por trás da escolha da marca.

"Deve ser politicamente desconfortável para Kim Jong-Un utilizar produtos feitos pelos Estados Unidos. E ele não pode apoiar publicamente o fato de que o Sul é mais avançado tecnologicamente", disse o jornal.

Embora os norte-coreanos vivam na sociedade mais isolada e censurada do planeta, mesmo sofrendo com a carência endêmica de alimentos, o país não é completamente afastado da tecnologia.

Telefones celulares foram introduzidos em 2008, por um acordo com a empresa egípcia de telecomunicações Orascom.

Além disso, uma intranet doméstica foi lançada em 2002.

Mas os detentores de um milhão de celulares podem realizar ligações apenas dentro do país, assim como ocorre com a intranet, completamente isolada da rede mundial.

"Kim e os membros de sua família, assim como a elite política do Norte, aparentemente utilizam smartphones ou outros telefones celulares capazes de acessar a internet", disse a autoridade de Seul.

Kim, que acredita-se que esteja perto dos 30 anos, assumiu o poder após a morte de seu pai, Kim Jong-Il, em dezembro de 2011, completando mais uma sucessão dinástica na família Kim.