Topo

Australiana que desenvolveu app de saúde admite que nunca teve câncer

Australiana Belle Gibson ajudou a desenvolver um aplicativo que foi baixado mais de 300 mil vezes - Reprodução/Instagram/healling_belle
Australiana Belle Gibson ajudou a desenvolver um aplicativo que foi baixado mais de 300 mil vezes Imagem: Reprodução/Instagram/healling_belle

Em Sidney

23/04/2015 11h37

Uma desenvolvedora australiana que se tornou famosa contando sua luta vitoriosa contra um câncer cerebral com terapias naturais reconheceu nesta quinta-feira (23) que nunca ficou doente.

Belle Gibson lançou em 2013 "The Whole Pantry", considerado o primeiro aplicativo comunitário sobre o bem-estar, a saúde e a boa comida. Afirmava ter se curado de um câncer com este método.

Segundo a imprensa, o aplicativo que lançou inclusive teria sido utilizado pela gigante americana Apple para seu novo smartwatch.

No ano passado, a jovem, de 23 anos, publicou um livro de receitas, que a editora retirou do mercado em março, quando começaram a surgir as primeira suspeitas sobre a veracidade de sua história.

Belle Gibson, que tem um filho, confessou em uma entrevista à revista "Women's Weekly" que havia inventado tudo.

"Nada de tudo isso é certo", confessou em um artigo intitulado "Minha longa batalha com a verdade".

"Acredito simplesmente que era o que deveria fazer. Acima de tudo, quero que as pessoas digam: está bem, é humana", declarou sobre sua revelação.

As dúvidas sobre as receitas milagrosas de Belle Gibson começaram a surgir em março por ter descumprido sua promessa de doar para ações beneficentes 300 mil dólares australianos (216 mil euros, US$ 231 mil) de seus direitos autorais. Alguns de seus amigos começaram então a questionar se toda a história era real.

Todd Harper, funcionário da associação de luta contra o câncer do estado de Victoria, convocou os pacientes a desconfiar dos tratamentos muito milagrosos.

O jornal australiano "Women's Weekly" consultou médicos, que sugerem que a blogueira poderia sofrer de síndrome de Munchausen, caracterizada pela invenção de doenças para chamar a atenção.