Topo

Para diretor do Google no Brasil, é possível ficar incógnito na internet

Paula Idoeta

Da BBC Brasil em São Paulo

02/09/2013 13h12Atualizada em 02/09/2013 14h01

Ainda é possível navegar anonimamente na internet, e é "errada" a percepção de que nossos e-mails são espionados, defende Fabio Coelho, diretor-geral do Google no Brasil.

A gigante da internet esteve entre as empresas alvo de críticas recentemente, após reportagens do jornal britânico The Guardian - com base em documentos vazados pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden - revelarem vínculos entre essas empresas e o esquema de vigilância montado pela agência de segurança americana NSA.

  • Getty Images

    Gigantes da internet foram acusadas de colaborar com esquema de espionagem dos EUA

Em entrevista à BBC Brasil durante congresso da BM&FBovespa, no final de semana, em Campos do Jordão (SP), Coelho não comentou as revelações de Snowden, mas declarou que "não há quebra de privacidade" no Google.

No Brasil, o tema está em discussão no Congresso com o projeto do Marco Civil da Internet, que deve regular questões como privacidade online e retirada de conteúdo da web.

Confira, a seguir, trechos da entrevista com Coelho:

BBC Brasil - Há uma percepção crescente de que o Gmail, o e-mail do Google, não tem privacidade. O que estou escrevendo no meu e-mail está sendo lido por alguém sem o meu consentimento?

Fábio Coelho - É uma percepção errada. Absolutamente não. Não há quebra de privacidade na plataforma do Google.

BBC Brasil - Então de onde vem essa percepção?

Fábio Coelho - Há muita desinformação e uma tentativa de trazer para discussão um tema que não é central. Logicamente o Gmail é uma plataforma enorme, que tem uma base de usuários gigantesca, há uma preocupação de que os termos de privacidade sejam bem conhecidos por todos.

BBC Brasil - Existe uma preocupação do Google em resguardar a privacidade das pessoas?

Fábio Coelho - Um dos grandes ativos do Google é a confiança, e vamos continuar educando as pessoas com relação às opções de privacidade disponíveis na nossa plataforma. (Mas), como todo assunto da internet é um assunto novo, é um processo em andamento.

Mas o Google tem políticas de privacidade muito claras, e nosso objetivo é trazer isso à luz para que as pessoas possam saber quando elas querem navegar com determinados elementos que permitem que a navegação se transforme em serviços e em entendimento dos seus hábitos ou quando querem navegar anônimas, o que também é uma opção.

(E) o Google sempre divulgou os pedidos feitos pelo governo, por meio de seu relatório de transparência.

BBC Brasil - Têm crescido os pedidos dos governos?

Fábio Coelho - Sim. As autoridades têm de fazer os pedidos da forma correta e respeitando o devido processo legal, e entregamos os dados quando consideramos que se esgotaram todas as instâncias.

BBC Brasil - Recentemente, o Google Brasil negou em audiência pública que tenha fornecido dados à NSA americana. Isso prejudicou o Google?

Fábio Coelho - O que tem que ser avaliado é a quantidade de usuários que o Google tem, que são bilhões ao redor do mundo. A gente tem uma relação de confiança (com os internautas) que já dura 15 anos. É uma empresa preocupada com a transparência dos seus dados. Mas não podemos discutir o que existe de acordo entre o governo americano e empresa (Google) americana quanto à divulgação de dados.

BBC Brasil - Quanto ao YouTube, há a preocupação de que cresçam os pedidos por retirada de conteúdo da plataforma?

Fábio Coelho - Somos a favor da liberdade de expressão, com respeito às leis do país. Seguimos o devido processo legal. Mas há no YouTube cem horas de (adição) de conteúdo por minuto. É uma plataforma libertadora. Quanto mais gente usar, mais pedidos (para remoção de conteúdo) haverá. É uma plataforma com um bilhão de usuários.

BBC Brasil - Está mudando a nossa forma de encarar a privacidade na internet?

Fábio Coelho - É um processo de amadurecimento, como qualquer processo digital, em que vamos de (uma fase) de baixo conhecimento para (outra de) mais conhecimento, o que é saudável. Elas (as pessoas) têm o direito de tratar sua privacidade como acharem desejável. É uma opção pessoal.

BBC Brasil - Se estou preocupada com a minha privacidade online (no Google), o que devo fazer?

Fábio Coelho - Você pode existir incógnito na web sem ninguém te perceber. Você começa (pelas configurações) de child safety (segurança para a navegação de crianças) e avançar até ficar completamente incógnito.

(Em seguida à entrevista, a assessoria de imprensa do Google informou que essas configurações podem ser definidas no navegador Chrome pelo link https://support.google.com/chrome/answer/95464?hl=pt-BR)

BBC Brasil - Quais os principais produtos em crescimento no Brasil? Podemos observar tendências?

Fábio Coelho - São muitas, por exemplo a plataforma Android, já que o Brasil é um dos mercados que mais crescem no uso de smartphones no mundo. E o YouTube, que representa a democratização da produção e do consumo de conteúdo, produzido por pequenas, médias e grandes organizações ou por pessoas.

O Brasil é um dos cinco maiores mercados para o YouTube no mundo e tende a ficar entre os três maiores.