Topo

Consumidores dizem que modelo de laptop 'cheira a urina de gato'

30/10/2013 16h40Atualizada em 30/10/2013 17h01

A empresa de computadores Dell descartou a hipótese de contaminação biológica ao explicar um problema relatado por alguns clientes que compraram um laptop, que, segundo eles, tem "cheiro de urina de gato".

As primeiras reclamações a respeito do cheiro do ultrabook modelo Latitude 6430u da Dell surgiram em junho.

  • Divulgação

    O laptop latitude 6430u da Dell

"Há algumas semanas comprei um novo Latitude 6430u para o trabalho" escreveu no fórum de suporte a hardware da Dell um usuário identificado apenas como Three West. "A máquina é ótima, mas cheira como se tivesse sido montada perto da caixa sanitária de um gato. É horrível", acrescentou.


Outros usuários começaram a colocar a culpa nos gatos de estimação.

"Pensei que um de meus gatos tivesse urinado (no computador), mas havia algo com defeito e tive que trocar. O outro (que recebi) tinha exatamente o mesmo problema. É constrangedor falar com os clientes, pois o cheiro é muito ruim", disse um usuário identificado como Hoteca.

Inicialmente os técnicos da Dell sugeriram aos clientes que limpassem as grades de ventilação do ultrabook com ar comprimido, mas os usuários reclamaram que, mesmo depois deste procedimento, o cheiro continuou.

'Sem ameaça'

Em setembro, um usuário que se identificava apenas como Malioz levantou a hipótese de que o problema poderia estar relacionado com o polímero usado nas partes plásticas do computador e perguntou se isto poderia ameaçar a saúde.

Depois de uma investigação, os engenheiros da empresa disseram ter concluído que o cheiro não ameaça aos usuários.

"O cheiro não está relacionado à urina de gato ou qualquer outro tipo de contaminante biológico e não é uma ameaça à saúde", afirmou um dos técnicos da Dell, identificado como SteveB.

De acordo com a Dell, o problema está no processo de fabricação do computador, que agora já foi mudado.

"Se você comprar um 6430u, já não terá mais o problema", acrescentou o técnico.

A Dell recomendou que os usuários enviem os aparelhos afetados para uma central de assistência técnica para que peças sejam substituídas.