Topo

Falha em busca do Google transforma egípcio em celebridade

Desde que seu perfil desbancou o Google, Saber El-Toony tornou-se uma celebridade - Reprodução
Desde que seu perfil desbancou o Google, Saber El-Toony tornou-se uma celebridade Imagem: Reprodução

02/06/2015 17h47

Um técnico egípcio foi alçado à fama após seu perfil em uma rede social aparecer em primeiro lugar nas buscas feitas no Google nos computadores do país quando o usuário buscava pela palavra... Google.

Esse curioso fato foi notado por um profissional de marketing, Eyad Nour, que escreveu sobre o assunto na rede de sites Medium.

O texto destaca que o perfil de Saber El-Toony no Google+, que traz informações e contatos de sua loja de consertos de eletrônicos, ficava à frente até mesmo do próprio link do Google nos resultados, apesar de o nome de seu negócio não incluir a palavra-chave.

O perfil tinha até então 3,5 milhões de visualizações - com a fama recém-adquirida, esse número agora já passa de 5,7 milhões.

Saber El-Toony passou a receber ligações de especialistas em otimização de ferramentas de buscas (SEO, na sigla em inglês), que estudam os critérios usados para ordenar os resultados de uma busca, para saber como o técnico havia conseguido desbancar o Google dessa forma.

Mas El-Toony disse não entender nada de SEO nem ter tomado qualquer medida para que seu perfil aparecesse no topo da lista - fato que ele desconhecia completamente quando o autor do artigo do Medium entrou em contato com o técnico.

"Então, as pessoas estão achando que sou a 'empresa-mãe' do Google? Isso é ótimo", ele disse a Nour.

Grande negócio 
Perfil de Saber El-Toony tem mais de 5,7 milhões de visualizações - Reprodução - Reprodução
Perfil de Saber El-Toony tem mais de 5,7 milhões de visualizações
Imagem: Reprodução

O SEO tem se tornado um grande negócio nos últimos anos, à medida que empresas pequenas, médias ou grandes tentam melhorar seu posicionamento nas listas de resultados de buscas.

Há muitos truques que podem ser usados para influenciar esse ranking, e consultorias oferecem uma série de serviços para tal, como o monitoramento em tempo real dos algoritmos que determinam a ordem dos links e a otimização de palavras-chave ligadas a uma página.

Ainda assim, algumas coisas não deveriam ser possíveis, escreve Nour: "Ninguém deveria ser capaz de superar o Google em uma busca pelo nome da empresa".

A única explicação encontrada por ele era que El-Toony havia colocado o link de uma busca feita no Google pelo nome usado por ele em sua conta no Twitter, "ssabereltony", no campo onde deveria informar seu site pessoal em seu perfil no Google+.

"Isso deve ter feito a ferramenta de busca pensar que o perfil era relevante para uma busca com esta palavra-chave", diz Oliver Ewbank, da Kozai, uma empresa de SEO.

"Do ponto de vista de El-Toony, foi um feliz acidente. Para o Google, foi um erro, que a empresa vai fazer de tudo para garantir que não ocorra de novo, porque a relevância dos links mostrados na lista de resultado é um motivo de orgulho para ela."