Topo

Os melhores e piores países para cobertura de 4G: Brasil mostra limitações

País ocupa 51ª posição entre 68 países em cobertura da rede - Thinkstock
País ocupa 51ª posição entre 68 países em cobertura da rede Imagem: Thinkstock

29/09/2015 10h51

Popular em países desenvolvidos, a cobertura 4G ainda não é realidade em grande parte do Brasil, segundo um estudo recém-divulgado por um site de mapeamento que monitora o sinal de telefonia móvel no mundo.

De acordo com o novo relatório State of LTE ("Estado de Evolução de Longo Prazo", em tradução livre), publicado trimestralmente pela OpenSignal, o Brasil ocupa a 51ª posição entre 68 países com cobertura da rede 4G.

O site diz que há 140 países com pelo menos uma rede comercial de 4G. Mas o estudo incluiu apenas as operadoras das quais obteve um volume de dados considerado suficiente.

O levantamento revela que usuários de smartphones no Brasil só conseguem ter acesso à rede em 50% do tempo --contra 97% na Coreia do Sul, que libera o ranking de cobertura global.

"Quando se analisa a cobertura, o mais importante é onde os usuários estão na prática passando seu tempo, especialmente para LTE. Por isso, em vez de mapear áreas geográficas específicas onde o sinal está disponível, nossa métrica observa a proporção de tempo que um usuário acessa à rede", explica a pesquisa.

No quesito velocidade de conexão, o país obteve um desempenho melhor, aparecendo em 23º lugar. A colocação, no entanto, está ligada à abrangência - como há menos pessoas usando a rede, a velocidade média tende a ser maior.

O levantamento também identifica quais operadoras de telefonia celular que oferecem a tecnologia 4G tem maior cobertura e velocidade de conexão.

Em termos de abrangência, a Vivo e a Claro aparecem juntas em primeiro lugar, cobrindo 51% do território, seguidas por Nextel e TIM (50%). A Oi está na lanterna, com 42% de cobertura.

Já em relação à velocidade de conexão, a Claro ocupa a liderança (20 Mbps), seguida por Vivo (18 Mbps), Oi (14 Mbps), TIM (10 Mbps) e Nextel (3 Mbps).

O levantamento foi feito entre junho e agosto deste ano com cerca de 325 mil donos de smartphones cadastrados no banco de dados da consultoria. As informações foram enviadas por meio de um app baixado pelos usuários.

Comparação internacional

Segundo o levantamento, a Coreia do Sul foi o país com a maior cobertura 4G (97%), seguida por Japão (90%), Hong Kong (86%), Kuwait (86%), Cingapura (84%) e Uruguai (84%).

O Brasil está na 51ª posição, atrás, inclusive, de outros países latino-americanos, como Bolívia (67%), Peru (61%), México (60%), Venezuela (56%), Colômbia (56%).

Entre os últimos colocados, aparecem Indonésia (43%), Argentina (42%), Filipinas (39%), Equador (39%) e Sri Lanka (38%).

Já no quesito velocidade, a Nova Zelândia é o país com a conexão mais rápida (36 Mbps), seguido por Cingapura (33 Mbps), Romênia (30 Mbps), Coreia do Sul (29 Mbps) e Dinamarca (26 Mbps).

Na lanterna, estão Bolívia (6 Mbps), Arábia Saudita(4 Mbps), Paquistão(4 Mbps), Costa Rica (3 Mbps) e Irã (3 Mbps).