Topo

Especialista ensina segredos para fazer boas fotos com celular

A praticidade do telefone é um aliado na busca por um olhar próprio na fotografia - iStock
A praticidade do telefone é um aliado na busca por um olhar próprio na fotografia Imagem: iStock

29/12/2015 11h59Atualizada em 29/12/2015 11h59

Como usar o celular para aprimorar sua capacidade de fazer fotografias criativas?

Para o fotógrafo profissional, escritor e palestrante Grant Scott, a câmera do smartphone pode ser uma ferramenta para aprimorar a fotografia e atentar a fatores como luz, textura, forma, composição e justaposição - os elementos básicos da criatividade visual.

Para Scott, como cada um tem sua ideia e definição de "boa" fotografia, é mais importante se divertir fazendo os registros do que se preocupar com as fotos antes mesmo de registrá-las.

A prática com a câmera do smartphone pode ajudar a identificar elementos básicos da criatividade visual, como luz e forma

"Tirar fotos apenas para ver como as coisas aparecem nas imagens pode ser uma experiência liberadora e a maneira perfeita de começar sua experimentação fotográfica", diz o fotógrafo.

Sem preocupação com a mecânica da fotografia, afirma ele, é possível ficar livre para capturar imagens com foco apenas na estética. "Isso nos torna mais conscientes sobre nosso ambiente e sobre os elementos básicos que constituem uma fotografia bem-sucedida."

Primeiros passos

Para produzir "rascunhos fotográficos", como define Scott, o caminho é se divertir, assumir riscos e experimentar, sendo mais intuitivo e menos cerebral. "A experimentação está na base da fotografia, mas nunca foi tão fácil e barata como hoje", diz.

Uma boa maneira de começar a busca por "rascunhos" é dar uma volta em sua vizinhança com o telefone na mão e a câmera pronta para fotografar.

Sem preocupação com a mecânica da fotografia, afirma Grant Scott, é possível ficar livre para capturar imagens com foco apernas na estética

"Caminhe devagar e com atenção a qualquer coisa que atraia sua atenção. Pode ser uma placa, uma sombra, um velho portão, algo jogado fora, uma pessoa esperando o ônibus, alguma pichação, qualquer coisa que passaria despercebida em um dia comum."

"Quando ver algo, faça uma foto e siga adiante. Não se preocupe com a imagem. Não julgue seus méritos nem a delete logo depois do registro", sugere Scott.

Ao final da caminhada, diz o fotógrafo, revise as imagens que criou. Se um padrão ou um tema aparecer, decida quais são as melhores imagens e tente entender por que chamaram sua atenção.

Linguagem visual

Ao continuar saindo para caminhadas dessa maneira, avalia o fotógrafo, você irá rapidamente desenvolver sua linguagem visual e um conjunto de fotos bem-sucedidas que refletirão seu olhar sobre o mundo.

Uma boa maneira de começar, diz Scott, é dar uma volta na vizinhança com o telefone na mão e a câmera pronta para fotografar

"Se você não gosta da ideia de caminhar em busca de 'rascunhos', use a mesma abordagem com um hobby ou uma pessoa amada. Comece a documentar esse objeto ou pessoa de diferentes ângulos e direções."

E à medida que sua confiança e conhecimento crescerem, diz Scott, você pode se interessar em compartilhar suas imagens na internet.

Essa é uma boa maneira, avalia o fotografo, de verificar se suas imagens caem no gosto de uma audiência mais ampla, interessada no tema da foto ou em sua abordagem estética.

"E também pode ser o início de uma relação mais séria com a fotografia, e a partir daí as pessoas podem começar a vê-lo como um fotógrafo."

Na avaliação do fotógrafo, mesmo registros simples podem revelar uma linguagem visual marcante