Topo

Fechar os aplicativos de um smartphone realmente ajuda a economizar bateria?

A maioria dos apps estão "congelados" na memória RAM ou não estão em funcionamento total  - Thinkstock
A maioria dos apps estão 'congelados' na memória RAM ou não estão em funcionamento total Imagem: Thinkstock

Da BBC Mundo

19/03/2016 12h47

Muitos usuários do iPhone fecham os aplicativos do smartphone pensando que, assim, podem aumentar a vida da bateria.

Um deles enviou um e-mail ao presidente da Apple, Tim Cook, para tentar confirmar se manter muitos apps abertos afetava a carga de energia do celular.

E a resposta foi um sonoro "não".

Cook disse que os aplicativos abertos -- que não estão sendo utilizados -- não têm efeito nenhum sobre a bateria do iPhone.

Mas apesar de a Apple não aconselhar de forma específica que o usuário feche ou desinstale aplicativos para que a bateria dure mais, ações como essa estão em uma lista de recomendações da Apple para economizar energia.

Quase sem impacto

Benjamin May, repórter do site especializado em tecnologia 9to5mac, afirma que fechar os apps do iPhone quase não tem impacto na bateria pois a "maioria dos aplicativos está congelada na memória RAM ou não funciona plenamente".

"Os aplicativos que afetam a vida da bateria são aqueles que, na verdade, não realizam operações em segundo plano como a navegação por GPS, a reprodução de música de fundo e outros. Forçar a saída normalmente só é necessário quando um aplicativo precisa de um restabelecimento completo, por ter tido algum problema ou ter travado", disse.

Mas as baterias de outros smartphones que não funcionam com o sistema iOS podem se beneficiar do fechamento de aplicativos.

Em seu site, a Microsoft, por exemplo, recomenda que os donos de smartphones Nokia Lumia desativem os apps que não estejam usando.

Já a Samsung fez recomendação semelhante.

"Você pode otimizar o desempenho de seu dispositivo fechando aplicativos em execução e desinstalando aplicativos desnecessários", disse a empresa em seu site.

Além de estender a duração da bateria, fechar os aplicativos também pode acelerar o funcionamento do smartphone.

Apagando aplicativos

E também há forma formas de apagar um aplicativo.

Uma delas é entrar no Google Play e abrir o menu da parte superior esquerda. Ali está a opção "meus aplicativos", em que é possível ver quais estão instalados. Selecione o que você quiser e escolha a opção "desinstalar".

Também é possível fazer isso pelo menu do sistema. Basta ir até "configurações", procurar a opção de aplicativos -- na qual é possível ver todos os que estão instalados e os que estão em execução.

Selecione o que você quer eliminar e, ao tocar no aplicativo escolhido, a opção para apagá-lo vai aparecer.

Outra dica é mover os aplicativos para o cartão microSD.

Alguns apps exigem a instalação na memória principal do equipamento mas outros podem ser colocados na memória externa.

Isso pode ser feito seguindo o mesmo caminho para apagar um aplicativo. A única diferença é que, quando se chega à tela para apagar, há outra opção que afirma "mover para o cartão SD".