Topo

Como saber se alguém usa sua senha e invade sua conta no Facebook?

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

08/08/2016 09h36

Muita gente suspeitou um dia que sua conta no do Facebook foi invadida.

Em geral, esse pode ser o caso ou pela ação de hackers ou pelo descuido e revelação acidental da senha - ou até porque alguém pegou o celular que você esqueceu em uma mesa.

O fato é que é difícil ter uma conta na rede social e nunca ter se preocupado com a possibilidade de outra pessoa ter visto nossas fotos, mensagens e conversas particulares.

No entanto é possível saber se a sua privacidade ficou vulnerável. E também é possível saber de onde sua página no Facebook foi acessada.

Os passos para isso são simples, veja abaixo.

segurança facebook - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

1. Ao entrar em sua conta, você deve clicar na seta que se encontra acima, no canto direito da tela de início. Na lista que aparecer logo abaixo, escolha a opção "Configurações".

2. Depois de escolher "Configurações", você será levado a uma outra tela com mais opções. Desta vez, na coluna da esquerda, clique em "Segurança".

3. Agora, clique em "Onde você está conectada (o)". O Facebook vai mostrar que horas e em que lugar alguém entrou em sua conta. Além disso, também será indicado a partir de que tipo de dispositivo a sua conta foi acessada.

4. Nesta etapa é possível ver se o seu Facebook foi acessado pelo app ou pelo navegador de um celular ou de outro dispositivo móvel - ou de um computador. E é aqui que sua memória e o bom senso devem entrar em ação.

Você precisa se lembrar da hora, lugar e do dispositivo que usou quando entrou no Facebook. Se algo estranho aparecer nesta tela, você vai descobrir quem acessou sua conta sem sua autorização.

Para tornar a localização ainda mais exata, se você passar o mouse em cima da opção "Localização", poderá ver o IP da conexão de internet de onde sua conta foi acessada.

Existem várias páginas na web (de acesso fácil) que permitem escrever o número IP para verificar o lugar aproximado de onde a conta no Facebook foi acessada.

5. Este último passo é mais uma recomendação.

Ainda nos settings de "Segurança", suba até a opção "Alertas de login".

Aqui é possível configurar alertas que chegarão em seu e-mail. Se alguém acessar sua conta de um dispositivo ou navegador não reconhecido, você recebe um alerta.

E, pela quantidade de informações que as redes sociais guardam sobre nossa vida cotidiana, a segurança e privacidade são aspectos que não devem ser esquecidos.

Por isso, sempre é melhor ir até as configurações de sua conta e verificar sua segurança.