Topo

Bill Gates é uma das pessoas mais admiradas no mundo em 2018

Jim Watson/AFP
Imagem: Jim Watson/AFP

Da BBC

16/04/2018 09h20

Você já se perguntou quem mais admira no mundo, entre as pessoas que estão vivas? Uma empresa de pesquisa fez essa mesma pergunta, neste ano, a 37 mil pessoas de 35 países.

A atriz Angelina Jolie e o magnata da tecnologia Bill Gates foram os mais citados e, por isso, foram alçados ao posto de mulher e homem mais admirados no mundo, segundo enquete do YouGov, empresa britânica especializada em pesquisa online.

VEJA TAMBÉM:

Além de serem famosos, Jolie e Gates são conhecidos pelo seu trabalho humanitário. Em segundo lugar no ranking estão Michelle e Barack Obama, este último 15 posições à frente do atual presidente dos EUA, Donald Trump.

Das 20 mulheres selecionadas, 14 são personalidades do mundo das artes e do entretenimento, como a apresentadora de TV Oprah Winfrey (na terceira colocação), a atriz Emma Watson e as cantoras Taylor Swift e Madonna. Entre os homens, estão políticos como Trump e os presidentes da China, Xi Jinping, da Rússia, Vladimir Putin, e jogadores de futebol como Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e David Beckham.

Os resultados foram calculados a partir da combinação de duas ações do participante - a escolha, em uma lista de 20 pessoas, das pessoas que ela admirava, e, por fim, dizer qual dessas era a que ela mais admirava.

Metodologia

Primeiro, contudo, a empresa reuniu indicações de especialistas de 35 países a partir da pergunta: “Pensando em pessoas vivas no mundo hoje, quem (homem ou mulher) você mais admira?"

Com base nas respostas, foi elaborada uma lista com os 20 homens e as 20 mulheres mais citadas e que tinham sido indicados nas listas de pelo menos quatro países. A partir daí, a empresa acrescentou mais 10 nomes populares em cada um dos 35 países onde a pesquisa online foi realizada.

Isso foi feito em dezembro do ano passado. No mês seguinte, as listas circularam pela internet com duas perguntas: “Quem você realmente admira?” – na qual os participantes poderiam escolher entre vários nomes – e “Quem você mais admira?”, em que apenas uma pessoa poderia ser escolhida.

“Esses dois números foram combinados para o cálculo de um 'percentual de admiração'”, explica o texto.

Os mais admirados do Brasil

No site do YouGov também é possível ver os resultados separados por país. No Brasil, os três homens mais votados foram o juiz federal Sérgio Moro, Barack Obama e o apresentador Sílvio Santos.

A lista das mulheres é liderada por Michelle Obama, seguida pela atrizes Fernanda Montenegro e Angelina Jolie.

A lista completa pode ser acessada no site oficial da pesquisa, em inglês.