Topo

Apple anuncia "Research Kit", nova plataforma destinada às pesquisas médicas

Segundo o diretor-executivo da Apple, Tim Cook, o sistema é focado em doenças como a asma, o diabetes, o mal de Parkinson, problemas cardiovasculares e câncer de mama - Eric Risberg/EFE
Segundo o diretor-executivo da Apple, Tim Cook, o sistema é focado em doenças como a asma, o diabetes, o mal de Parkinson, problemas cardiovasculares e câncer de mama Imagem: Eric Risberg/EFE

Em San Francisco

09/03/2015 17h04

A Apple anunciou nesta segunda-feira durante uma apresentação em San Francisco, nos Estados Unidos, o lançamento do "Research Kit", uma plataforma de aplicativos de código aberto que usuários de iPhone poderão utilizar para contribuir com as pesquisas médicas.

O sistema é focado em doenças como a asma, o diabetes, o mal de Parkinson, assim como problemas cardiovasculares e o câncer mama. Cinco aplicativos, cada um correspondente a uma das patologias, já estarão disponíveis hoje.

A Apple confia que a nova plataforma ajudará a reunir informações de pacientes de todo o mundo e que esses dados vão contribuir para a busca de soluções médicas para doenças.

"O maior impacto que o iPhone pode ter é no campo da pesquisa médica", afirmou o executivo-chefe da Apple, Tim Cook, durante a apresentação no Yerba Buena Center, em San Francisco.

O evento, convocado para apresentar o mundo o Apple Watch, o primeiro relógio inteligente da empresa, ocorre em um momento especial. No mês passado, a Apple se tornou a primeira companhia da história a ultrapassar os US$ 700 bilhões em valor de mercado.

Apple ultrapassou os US$ 600 bilhões na bolsa em agosto de 2012, após ter alcançado a marca de US$ 600 bilhões em fevereiro do mesmo anos. Os economistas acreditam ainda em novas altas.

Katy Huberty, analista do banco de investimento Morgan Stanley, prevê que a empresa de Cupertino pode terminar o ano valendo cerca de US$ 930 bilhões. Para ela, a companhia tem a melhor plataforma tecnológica do mercado e uma clientela leal disposta a pagar mais pelos seus produtos.