Topo

São Paulo usará Polícia Militar para impedir serviço do Uber

30.jun.2015 - Taxistas protestam contra o aplicativo Uber em frente à Câmara Municipal de São Paulo - Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo
30.jun.2015 - Taxistas protestam contra o aplicativo Uber em frente à Câmara Municipal de São Paulo Imagem: Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo

Em São Paulo

01/07/2015 15h26

São Paulo anunciou nesta quarta-feira que recorrerá à Polícia Militar para impedir o serviço do Uber, o aplicativo que põe em contato passageiros e motoristas privados, depois de a Câmara Municipal aprovar em primeira votação a proibição ao uso do recurso.

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, assinalou ao instalar a Câmara Temática do Serviço de Táxi que o Uber exerce funções de forma "clandestina" e "criminosa".

"O transporte público individual só pode ser feito pelo taxi", relatou Tatto durante encontro com representantes do sindicato de taxistas, realizado um dia após os vereadores votarem a favor do veto ao aplicativo em São Paulo.

Tatto acrescentou que seu escritório pedirá ajuda da Polícia Militar e da Guarda Civil Metropolitana para controlar o uso do Uber e investigar também a eventual evasão fiscal e o envio ilegal de remessas ao exterior que podem acontecer em decorrência do uso do serviço.

Atualmente, explicou o secretário, 50 fiscais trabalham para combater as irregularidades do transporte público em São Paulo.

O projeto de lei que proíbe o uso de automóveis particulares neste tipo de aplicativos para o transporte remunerado de pessoas ainda deverá passar por uma segunda votação no plenário e pela sanção do prefeito paulistano, Fernando Haddad.

Na primeira votação, 48 vereadores se posicionaram a favor da proibição e um contra.

Se a medida entra em vigor, será proibido também o uso do aplicativo em estabelecimentos comerciais atualmente conveniados ao Uber, e seu descumprimento pode ser punido com multa de R$ 1.700 e retenção do veículo.

Em maio, após uma série de protestos dos taxistas, que bloquearam importantes avenidas da cidade, a justiça determinou a proibição do Uber em São Paulo, mas após um recurso apresentado pela empresa voltou a autorizar seu uso.

Através de sua Assessoria de Imprensa, a Uber disse à Agência Efe que mais de 200 mil e-mails foram enviados pelos usuários aos vereadores para protestar contra o veto, e que o aplicativo "continua operando normalmente, porque o projeto de lei ainda não está em vigor".

"O Uber defende que os usuários tenham o direito de escolher o modo como desejam se mover pela cidade", apontou a companhia, que lembrou que "a inovação é crucial" para enfrentar problemas de mobilidade como os de São Paulo.