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Hackers demonstram que podem tomar o controle de veículos "inteligentes"

Intervenção é feita apenas com a ajuda de uma conexão de internet   - AP
Intervenção é feita apenas com a ajuda de uma conexão de internet Imagem: AP

Em Washington

22/07/2015 19h55

Dois hackers mostraram nesta quarta-feira, apenas com a ajuda de uma conexão de internet, que podem controlar à distância veículos "inteligentes", inclusive, podendo girar o volante, bloquear as travas de segurança e desativar os freios de maneira remota.

Um redator da revista tecnológica "Wired", que postou hoje um vídeo (que pode ser acessado pela URL: http://wrd.cm/1JvD6Ek) com o relato do teste, sofreu em sua própria carne a experiência, realizada em uma via pública para torná-la mais real e aterrorizante.

Os dois hackers, que conseguiram se transformar nos donos e senhores de um jipe Cherokee de 2014 (e que aparentemente podem replicar o experimento em outros veículos da Fiat Chrysler), são Charlie Miller, engenheiro de segurança do Twitter, e Chris Valasek, engenheiro da empresa de consultoria de segurança IOActive.

No experimento, os dois hackers estavam conectados à internet a mais de 15 quilômetros de distância da estrada por onde circulava o motorista da "Wired", que não sabia quais seriam as ações dos especialistas em segurança cibernética.

Primeiro, os hackers conseguiram colocar o ar condicionado do veículo na potência máxima. Em seguida, mudaram a estação de rádio, aumentaram o volume e acionaram os limpadores de para-brisas. Depois, desativaram a transmissão e o acelerador quando o carro estava em movimento.

Para realizar todas essas ações, os hackers não precisaram manipular fisicamente o veículo, apenas utilizaram uma conexão de internet, um endereço de IP e um software próprio, que se aproveita de uma vulnerabilidade no sistema digital Uconnect da Fiat Chrysler.

Em uma demonstração posterior, os hackers chegaram a assumir o controle da direção do jipe (algo que só conseguiram fazer quando o veículo se movimentava de ré), travaram as portas e desabilitaram os freios.

Além disso, o software criado pelos hackers permitiu que eles obtivessem informações sobre a geolocalização do veículo e outros dados de telemetria.

Os hackers alertaram a Fiat Chrysler, que já distribuiu uma atualização de seu sistema UConnect. No entanto, Miller e Valasek advertem que outros hackers podem descobrir outras formas de "invadir" os veículos modernos, onde as funções do motor, do GPS, entre outras, são conduzidas por sistemas de computadores com conexão à internet.

Precisamente hoje, dois senadores americanos apresentaram um projeto de lei para estabelecer padrões públicos de segurança em automóveis e caminhões, algo no qual começaram a trabalhar depois que Miller e Valasek fizeram as primeiras demonstrações bem-sucedidas de controlar automóveis através da internet em 2013.