Topo

Firechat anuncia tecnologia para enviar mensagens sem conexão com internet

Silvia Izquierdo/AP
Imagem: Silvia Izquierdo/AP

Em São Francisco (EUA)

29/07/2015 22h09

A empresa Open Garden, que desenvolveu o aplicativo Firechat, anunciou nesta quarta-feira uma nova tecnologia que permite enviar mensagens de texto privadas sem a necessidade de uma conexão à internet ou de um plano de dados das operadoras de telefonia.

O Firechat ficou famoso durante os maciços protestos pró-democráticos em Hong Kong no ano passado, ao permitir que os manifestantes enviassem mensagens públicas sem a necessidade de utilizar uma conexão à internet.

Até agora, o aplicativo só permitia enviar mensagens públicas, que todo mundo pode ver, e exigia que o próximo usuário estivesse a uma distância máxima de aproximadamente 60 metros para poder receber a mensagem.

A nova tecnologia permite mandar mensagens privadas que só podem ser vistas pelo emissor e o receptor e estão codificadas para que ninguém possa lê-las.

Precisa de muitos usuários

Além disso, não há limitação de distância. No entanto, Christophe Daligault, diretor de marketing do Firechat, disse que para que o aplicativo funcione bem é necessário que pelo menos 5% da população em uma cidade tenha o aplicativo em seus dispositivos.

"Em locais com grande densidade populacional, como a Cidade do México e Santiago do Chile, (esse número) pode ser até menor", detalhou Daligault.

O Firechat explica em um vídeo promocional que as mensagens privadas podem passar por vários telefones que têm o aplicativo instalado, até chegar ao receptor.

"É quase como se cada celular funcionasse como um carteiro, passando a mensagem para o dispositivo seguinte, mas sem poder vê-la", detalha o vídeo.

Além disso, a empresa comentou que se todas as redes estivessem fora de funcionamento em uma cidade, seria necessário que apenas cerca de 5% da população tivesse o Firechat instalado para cobrir toda a cidade e o tempo médio de entrega das mensagens seria de aproximadamente dez minutos.

Daligault explicou que a implementação deste serviço de mensagens em larga escala, sem conexão com a internet, trouxe vários desafios tecnológicos e é fruto de mais de um ano de trabalho.

"Esta é uma grande semana para nós. Estivemos trabalhando nesta tecnologia desde abril do ano passado", disse o diretor de marketing do Firechat.

O aplicativo gratuito funciona tanto com o sistema operacional Android como com o iOS da Apple. O Firechat conta com cerca de seos milhões de usuários no mundo todo.

Os Estados Unidos são o país que mais conta com usuários do Firechat, seguido por Hong Kong, Índia, Rússia, México, Brasil, China, Reino Unido e Japão.