Topo

Taxistas da Costa Rica protestam contra aplicativo Uber na capital do país

Taxistas da Costa Rica protestam contra aplicativo Uber na capital do país San José - Juan Carlos Ulate/Reuters
Taxistas da Costa Rica protestam contra aplicativo Uber na capital do país San José Imagem: Juan Carlos Ulate/Reuters

Em San José

29/07/2015 18h09

Por volta de 100 taxistas da Costa Rica se manifestaram nesta quarta-feira em San José, a capital do país, em frente às instalações da embaixada da Colômbia, em apoio a seus colegas sul-americanos pela "concorrência ilegal" do aplicativo Uber.

Os taxistas levavam em seus veículos cartazes que diziam "Fora Uber", "Não queremos o Uber" e "Fora piratas disfarçados", enquanto protestavam aos gritos do lado de fora da embaixada alegando que o aplicativo pretende "destruir" o emprego legal de transporte de passageiros.

Os taxistas, cujo protesto durou cerca de uma hora e não causou engarrafamentos, entregaram uma carta à embaixada colombiana na qual afirmam que o aplicativo é "um monstro que põe em risco o patrimônio de milhares de famílias, pois estão devorando o mercado dos táxis legalmente estabelecidos".

O documento também acrescenta que "através desta mobilização internacional, estamos mostrando que nós, taxistas de diversos países, não permitiremos que passem por cima de nossos direitos, nem continuem atentando contra nossa fonte de trabalho".

Um dos representantes dos motoristas, Jorge Brown, disse para a imprensa costarriquenha que "esta empresa (Uber) vai acabar arruinando a classe trabalhadora".

Além da Costa Rica, Colômbia e México viveram hoje um dia de protestos de taxistas e motoristas de ônibus, exigindo melhores condições de trabalho e também a proibição do aplicativo Uber.