Topo

Xiaomi apresenta bicicleta elétrica "inteligente"

Reprodução/peterboroughphantomsbmx
Imagem: Reprodução/peterboroughphantomsbmx

23/06/2016 13h27

A empresa chinesa de produtos eletrônicos Xiaomi apresentou nesta quinta-feira seu primeiro modelo de "bicicleta inteligente", um protótipo elétrico e dobrável que é equipado com sistema de navegação e acompanhado de um aplicativo para o celular.

A Xiaomi fez o lançamento através de seus perfis nas redes sociais. Com o nome de "Mi QiCycle", ela é uma dos artigos mais aguardados da empresa e será vendida por 2.999 iuanes (cerca de R$ 1.500).

A bicicleta possui motor de alta velocidade de 250 watts de potência e de 36 volts (250W e 36V), sistema de navegação que registra a distância e a velocidade e um sensor de medição torque da marca holandesa IDBike, tudo isso alimentado por baterias de lítio de 2.900 miliamperes/hora da japonesa Panasonic. Na parte mecânica, a também japonesa Shimano traz a mudança de marchas de três velocidades de sua família Nexus.

A bike da Xiaomi vem com um aplicativo vinculado e permitirá receber informação em tempo real sobre o status da bicicleta, as estatísticas sobre o percurso realizado, assim como um mapa com a navegação em GPS do trajeto e as calorias queimadas. Seu peso total é de 14,5 quilos.

A marca, fundada em 2010 e conhecida por seus telefones celulares - com os quais se tornou um dos maiores fabricantes mundiais -, diversificou sua gama de produtos com um catálogo que vai de TVs a aquecedor de arroz.