Topo

Correio da Suíça vai testar robôs-carteiros a partir de setembro

Robôs inteligentes dançam durante o Festival Internacional da Cerveja de Qingdao, na China - Yu Fangping/Xinhua
Robôs inteligentes dançam durante o Festival Internacional da Cerveja de Qingdao, na China Imagem: Yu Fangping/Xinhua

Da EFE

Em Genebra

23/08/2016 15h02

O Swiss Post, o serviço de correio da Suíça, informou nesta terça-feira que a partir do mês que vem irá testar robôs para a entrega de pacotes, com o objetivo de auxiliar o trabalho dos carteiros.

"No futuro, os robôs entregadores poderiam complementar as atuais soluções logísticas de entrega e trabalhar no trecho que atualmente não é coberto pelos carteiros", explicou Swiss Post em comunicado.

Dependendo dos resultados, a utilização comercial dos robôs será posta em prática dentro de três anos. A experiência vai começar nas cidades de Berna, capital administrativa do país, no distrito de Koniz, e Biberist, no cantão de Soleura. Os usos mais fáceis de imaginar vão da entrega de alimentos a entrega fora de casa de produtos médicos dentro de um mesmo bairro.

O robô poderá carregar até 10 quilos por até seis quilômetros, que percorrerá a velocidade média de uma caminhada a pé pelas calçadas e, de maneira geral, através de áreas destinadas aos pedestres. De acordo com o Swiss Post, o robô se deslocará de forma autônoma até o destino final e estará programado para evitar obstáculos e pontos de perigo.

Seu funcionamento será feito mediante a combinação de um sistema de GPS - para determinar posições - e de um sistema de reconhecimento visual do entorno, mediante o uso de câmaras. Em caso de dúvidas ou de lugares especialmente difíceis, um operador remoto controlará o robô a distância, mas "com cada viagem o robô-carteiro aprenderá algo novo e isto aumentará sua autonomia", afirmou a entidade.

Durante o período de teste, os robôs terão o acompanhamento de um funcionário de carne e osso que reunirá todas as informações possíveis sobre seu funcionamento.