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"Maior desafio" para a Apple são os ciclos de renovação cada vez mais longos

Da EFE

Em Madri

16/09/2016 14h38

Os usuários de smartphones cada vez demoram mais para mudar de modelo e é essa dilatação dos ciclos de renovação "o maior desafio" para os negócios da Apple, que nesta sexta-feira põe à venda os novos iPhone 7 e iPhone 7 Plus.

"A inovação dos fabricantes não é tão forte como no passado, não é suficiente para convencer os usuários a mudarem de telefone tão frequentemente. (...) Os ciclos estendidos de renovação são o maior desafio para Apple", explicou à Agência Efe o responsável de análise da empresa de consultoria IDC, Francisco Jerónimo.

O analista indicou que a penetração de celulares com conexão à internet é muito alta e a inovação entre diferentes modelos não é tão surpreendente como há cinco anos, por isso que os fabricantes tentam cada vez mais conseguir que os consumidores mudem de modelo.

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"Estamos chegando a um ponto no qual os usuários são incapazes de ver sentido em ter uma câmera de 42 megapíxels ao invés de uma de 35, já que seu olho é incapaz de detectar a diferença entre as fotos que ambas fazem. Temos câmeras, telas e baterias suficientemente boas" e as pessoas não têm interesse em trocar os aparelhos por outros, acrescenta.

No entanto, apesar da desaceleração da penetração de smartphones e do arrefecimento dos ciclos de renovação, o analista da IDC disse que a Apple conta com uma base de usuários "muito leais" que, procedentes de um iPhone 4 ou um iPhone 5 ou 5S, optarão pelo iPhone 7.

É esse comportamento, continua, que levou a Apple a esperar dois ou três anos para redesenhar quase que completamente seus telefones.

"Se você souber manter bem a base instalada, pode continuar tendo fortes ganhos... os primeiros números mostram que as reservas estão sendo bastante fortes. A companhia será capaz de manter sua fração de mercado", sustentou.