Topo

Empresa cria sistema que escaneia as veias dos dedos com o smartphone

Hitachi anunciou sistema que escaneia as veias dos dedos usando a câmera do smartphone - Reprodução/Hitachi
Hitachi anunciou sistema que escaneia as veias dos dedos usando a câmera do smartphone Imagem: Reprodução/Hitachi

Da EFE, em Tóquio

24/10/2016 11h20

Uma empresa japonesa anunciou nesta segunda-feira o desenvolvimento de uma sistema que escaneia as veias dos dedos usando a câmera do smartphone, uma tecnologia que pode ser útil como método de verificação biométrica para compras e transações.

A companhia Hitachi afirmou em comunicado que esta tecnologia compara a imagem tirada pelo telefone com a existente em uma base de dados e confirma ou não sua similaridade em processo que leva apenas um segundo.

Embora até agora este tipo de autentificação requeria sensores infravermelhos, a empresa conseguiu fazê-lo através de uma tecnologia de reconhecimento de cores que é capaz de detectar os vasos sanguíneos no dedo através das mudanças -imperceptíveis à simples vista- de tonalidade da superfície da pele.

Este tipo de sistema é equipado sem problema à câmera de um smartphone, segundo a companhia.

A Hitachi espera comercializar este sistema em um ou dois anos perante o avanço do chamado "fintech", que combina os serviços financeiros com as tecnologias da informação através de dispositivos como o "smartphone" e que requer sistemas cada vez mais sofisticados para evitar roubos de identidade.