Topo

Apple celebra nas redes sociais aniversário de 10 anos do iPhone

iStock
Imagem: iStock

Da EFE, em Los Angeles (EUA)

29/06/2017 17h58

Revolucionário, o iPhone completou nesta quinta-feira (29) dez anos, um período no qual a Apple vendeu mais de 1 bilhão de unidades de seu principal produto.

"O iPhone é mais do que uma companhia constante, é uma parte essencial do nosso dia a dia", afirmou o executivo-chefe da Apple, Tim Cook, em 2017, quando anunciou que o smartphone tinha superado a casa de 1 bilhão de unidades vendidas em todo mundo.

Hoje, Cook utilizou o Twitter para lembrar o aniversário do produto. "Aqui está o iPhone que mudou o mundo, para o homem que sonhou com isso e pelas pessoas da Apple que nunca deixaram de olhar para o futuro", escreveu o executivo, em uma mensagem acompanhada de uma imagem da primeira versão do dispositivo.

O primeiro iPhone, compatível apenas com chips da AT&T, foi colocado à venda em 29 de junho de 2007 por US$ 499, seis meses depois de uma apresentação de Steve Jobs, cofundador da Apple, na MacWorld Expo, feira que reúne fãs da empresa, em San Francisco.

Jobs falou pela primeira vez do dispositivo de 4GB de memória e tela com touchscreen - de 3,5 polegadas - sem um teclado físico, tradicional nos celulares até então, e não hesitou em dizer que o dispositivo, de simples interação, reinventaria a tecnologia.

E Jobs estava certo. O iPhone provocou uma histeria coletiva entre os usuários, revolucionou a telefonia móvel e a indústria por completo, confirmando-se como um projeto tão inovador como foi o Macintosh em 1984 e o iPod em 2001.

"Um iPod, um telefone e um dispositivo para usar a Internet. Vocês entenderam? Não são três equipamentos diferentes", disse Jobs durante a apresentação do primeiro iPhone.

O telefone, que começou a ser pensado três anos antes sob o nome de "Project Purple", começou a ser vendido às 18h locais dos Estados Unidos, mas as pessoas já formavam enormes filas dias antes nas lojas da AT&T e nas 164 Apple Stores do mundo.

Em outubro, a empresa já tinha vendido 10 milhões de dispositivos. A febre, porém, foi diminuindo ao longo dos anos. De fato, a Apple informou neste mês resultados econômicos marcados pela queda nas vendas de seu principal produto.

A empresa com maior valorização na bolsa dos EUA informou que no segundo trimestre de seu ano fiscal, terminado em 1º de abril, vendeu 50,76 milhões de iPhones, número menor que os 51,2 milhões comercializados no mesmo período do ano anterior.

O primeiro iPhone chegou em um momento que o mercado era dominado pela BlackBerry. Mas a verdadeira revolução veio depois, quando a Apple lançou o sistema operacional iOS e a App Store, que permite que os desenvolvedores vendam aplicativos para o dispositivo.

Apesar de a maior parte dos smartphones usados no mundo utilizar o sistema Android, a Apple fica com os maiores lucros dessa indústria graças aos elevados preços de seus aparelhos.

Para o futuro, os usuários esperam com entusiasmo a nova versão do iPhone, neste caso o iPhone 8, que deve ser apresentado em setembro.

iPhone 7 Plus x Galaxy S7: quem tem a melhor câmera?

UOL Notícias