Topo

China quer envergonhar caloteiros com toque de celular diferente

Tribunal quer envergonhar pessoas que não cumpriram as dívidas - Getty Images/iStockphoto
Tribunal quer envergonhar pessoas que não cumpriram as dívidas Imagem: Getty Images/iStockphoto

30/07/2017 08h27Atualizada em 31/07/2017 10h25

Um tribunal da província de Jiangsu, no leste da China, determinou que os maus pagadores da região deverão usar um toque especial em seus celulares para que, cada vez que o aparelho receba uma chamada, eles se sintam envergonhados e pressionados a pagar suas dívidas.

A agência estatal "Xinhua" publicou neste domingo a particular sentença para fazer que quem seja mau pagador, apesar de ter sido condenado por um tribunal, sinta embaraço ao receber uma ligação.

O Tribunal Popular do Condado de Guanyun, em Jiangsu, se associou a uma operadora local para projetar um "tom especial" para os "laolai" locais, como são chamadas as pessoas endividadas.

Se alguém ligar para o devedor, o tom de chamada será modificado e a pessoa ouvirá a seguinte mensagem. "O assinante para quem você está ligando foi colocado em uma lista negra pelo Tribunal do Condado de Guanyun por não poder pagar suas dívidas. O Tribunal agradece por seu apoio".

Esse toque não poderá ser cancelado a menos que as pessoas paguem suas dívidas e será tocado em todos os números de telefone celular registrados no nome do mau pagador.

Wang Yong, um funcionário do tribunal, explicou que a medida "desonrará os devedores e os obrigará a sair de seus esconderijos".

"Lembraremos familiares e amigos do devedor de sua falta de credibilidade para evitar que eles sejam enganados", afirmou.

Guanyun não é o única região da China a adotar políticas desse tipo. Nas cidades de Huangshi, na província de Hubei, e de Dengfeng, na província de Henan, medidas similares foram tomadas recentemente.