Topo

Gates vai investir US$ 80 mi para construir "cidade inteligente" no Arizona

Reprodução/UOL Economia
Imagem: Reprodução/UOL Economia

Da EFE, em Phoenix

14/11/2017 09h42

O bilionário Bill Gates investirá US$ 80 milhões para construir uma "cidade inteligente" no estado de Arizona, que terá uma superfície de 100 quilômetros quadrados e 80 mil unidades residenciais.

A cidade, que se chamará Belmont, ficará a 72 quilômetros ao oeste da capital do estado, Phoenix, contará com 15 quilômetros quadrados para os setores industrial, empresarial e comercial, e outros dois dedicados para escolas públicas.

VEJA TAMBÉM:

Gates fará o investimento através de uma empresa batizada como Belmont Partners, que indicou em comunicado que a nova cidade contará com uma "infraestrutura de comunicações que incorpore a tecnologia de ponta".

Belmont será projetada a partir da ideia de redes digitais de alta velocidade, centros de dados, novas tecnologias de fabricação e modelos de distribuição, veículos e centros logísticos autônomos.

Essa nova cidade ficaria perto da rodovia I-11, que a conectaria a Reno e Las Vegas.

O presidente da Associação de Empresários no Arizona, Jorge García, disse à Agência Efe que o Arizona é um estado muito atraente para esse tipo de investimento porque conta com grandes espaços abertos onde é possível desenvolver grandes projetos.

"Ainda são estudos que eles estão fazendo, não há nada concreto, é preciso estar atento nos próximos dias sobre como será seu desenvolvimento, tanto econômico, como o de impacto no meio ambiente, entre outros", comentou.

Belmont não é o primeiro projeto de "cidade inteligente" no Arizona. Em pleno deserto, está sendo erguida a Arcosanti, uma comunidade de artistas e profissionais que unem arquitetura e ecologia em um plano experimental criado há décadas pelo italiano Paulo Soleri.

Mundo Melhor: Búzios é exemplo de 'cidade inteligente'

redetv