Topo

Adeus carteira: aplicativo permite fazer pagamentos usando apenas a voz

David Pogue

24/07/2012 06h05

Muitas coisas que fazemos hoje farão nossos netos caírem na gargalhada. Sim, nós costumávamos ir de carro até a locadora para alugar um filme. Sim, havia trechos imensos dos Estados Unidos onde não havia sinal de celular. Sim, nós costumávamos pagar pelas coisas com um papel verde e retângulos de plástico.

E se os anjinhos às gargalhadas não acreditarem em nós, nós poderemos abrir o livro de história em 2012, o início do crepúsculo do dinheiro e do cartão de crédito. Esse foi o ano em que, pela primeira vez, para pagar por coisas nas lojas bastava dizer seu nome para o caixa.

Mas antes, um pouco de história. Em 2010, uma empresa chamada Square inventou um leitor de cartão de crédito na forma de um minúsculo quadrado branco de plástico. Ele é espetado na saída de fone de ouvido de seu iPhone, celular Android ou tablet. Juntamente com um belo aplicativo simples, ele permite a leitura do cartão de crédito das pessoas (lê-los, não roubá-los).

De repente, qualquer pessoa pode aceitar cartões de crédito: babás, motoristas de táxi, feirantes, professoras de piano, personal trainers, vendedores de pão, carpinteiros e adolescentes que cortam a grama.

Concorrência

A Square fica com 2,75% de cada transação. Diferente dos arranjos tradicionais de cartão de crédito, não há mensalidades, custos mínimos ou de configuração, nem percentuais variáveis. Não há nem mesmo custo de equipamento; o leitor para saída de fone de ouvido é gratuito. Realmente não há outros custos ou pegadinhas. (Minha coluna online tem um link para minha avaliação completa.)

O Square se tornou viral. Hoje, a empresa diz contar com dois milhões de americanos aceitando alegremente pagamento com cartão de crédito.

Onde há um sucesso, há um imitador, ou muitos deles. É a mesma ideia toda vez –você recebe um acessório gratuito para espetar na saída do fone de ouvido– variando apenas nas taxas cobradas e no público alvo.

A Intuit oferece algo chamado GoPayment, com um acessório imenso para telefone e uma estrutura complicada de taxas. (Ela anuncia uma taxa de 2,7%, mas as letras miúdas revelam que você pagará 3,7% por cartões de recompensa, American Express e cartões corporativos.)

Uma empresa chamada mPowa é voltada para grandes empresas que desejam que o dinheiro flua diretamente para suas próprias contas –e não seja depositado primeiro em uma conta de terceiro, como fazem a Square, Intuit e outras. A característica mais notável da PayAnywhere é cobrar a taxa mais baixa de todos: 2,69%.

E há o elefante que acabou de invadir a sala: o PayPal. Sua taxa é um fio de cabelo mais baixa que a da Square (2,7%) e seu leitor é um triângulo em vez de um quadrado. O leitor é mais estável do que o do Square quando você passa o cartão, mas é relativamente gigante. (Eu avaliarei alguns desses serviços mais profundamente no meu blog, Pogue’s Posts.)

Tudo bem, nós entendemos: o esquema do sujeito pequeno aceitando cartões de crédito está esquentando. Mas para a Square, isso foi apenas um aquecimento. O evento principal é ainda mais chocante –é algo chamado Pay With Square (Pague com o Square).

Você entra em uma loja ou café. O caixa sabe que você está na loja, porque seu nome e foto miniatura aparecem na tela do iPad dele. Ele começa a registrar seus itens ao tocá-los no iPad.

E agora o momento mágico: para pagar, você apenas diz seu nome. O caixa compara seu rosto com a foto na tela do iPad, aperta OK e a transação está concluída. Sem dinheiro, sem cartões e sem assinatura –você não precisa nem mesmo tirar o telefone do bolso.

É glorioso para você, por ser muito mais rápido e simples do que os modos antigos de pagar. É fantástico para o comerciante, porque menos atrito significa mais vendas. O aplicativo de caixa registradora para o iPad do comerciante também oferece uma tela “analítica” clara, útil, mostrando o quanto do que foi vendido. Tudo isso é gratuito tanto para você quanto para o comerciante (exceto pela taxa habitual de 2,7% da Square).

Você configura o aplicativo para telefone escolhendo sua foto e linkando seu cartão de crédito. Usando GPS, o aplicativo lista automaticamente as lojas e cafés nas proximidades que oferecem o sistema Pay With Square. Se você virar o telefone 90 graus, você as vê como pinos em um mapa. A Square diz que 75 mil lojas já aceitam o Pay With Square.

Meu teste com o Pay With Square

Eu experimentei o Pay With Square em um café de San Francisco. Eu toquei seu nome e então toquei Abra uma Conta (uma operação que só precisa ser feita uma vez).

No caixa, eu pedi por um moca e um muffin. Enquanto o funcionário foi pegar o muffin, eu espiei em seu iPad, que estava em um suporte no balcão. Para minha surpresa, ele mostrava fotos de dois outros clientes –todos nós tínhamos o aplicativo Square em nossos telefones. O aplicativo de caixa registradora usa GPS e outros serviços de localização para saber quando essas pessoas estão na loja.

Quando o caixa voltou, eu disse: “Eu sou o David”. Ele disse: “Eu sei”. Ele então deu um toque na tela e pronto. Eu paguei apenas dizendo meu nome.

No mês passado, a Square atualizou o sistema para torná-lo ainda melhor para você, o cliente. Agora os comerciantes podem oferecer descontos para primeira visita, recompensas para 10ª visita e outros bônus; essas ofertas aparecem no aplicativo no seu telefone, na lista das lojas nas proximidades.

Ainda há alguns poucos problemas e pegadinhas. Por exemplo, apenas comerciantes de certo porte se beneficiarão –grandes demais para o leitor Square em um telefone, mas pequenos demais para um sistema de ponto de venda corporativo pleno. Ele exige que eles usem o iPad como caixa registradora. Ele lista tudo o que vendem –é preciso dar entrada em cada item– de modo que lojas com milhares de itens podem considerá-lo desajeitado.

Após minha aventura do muffin, eu conversei com o caixa. Ele disse que seu café estava muito satisfeito com o Pay With Square. Mas ele também disse que as pessoas às vezes usam fotos de gatos ou do Bob Esponja em vez de suas próprias. Isso, é claro, destrói o principal mecanismo de segurança do Pay With Square: a capacidade do caixa de ver se você bate com sua foto. (A Square diz que se você ou o comerciante forem lesados, ela compensará.)

Agora, 75 mil lojas não é muito; em qualquer cidade, apenas um punhado de lojas pode ter o Pay With Square. Mesmo assim, eu não apostaria contra ela. O sistema é prazerosamente simples tanto para o comprador quanto para o vendedor. A Square diz que seus comerciantes relatam maior movimento e fidelidade dos clientes equipados com seu aplicativo.

A versão cópia do PayPal desse sistema se chama PayPal Local, que funciona em conjunto com o leitor de cartão da empresa assim como com as caixas registradoras eletrônicas comerciais existentes, feitas por empresas como Leapset, ShopKeep, Vend e Erply. A PayPal diz que 50 mil lojas possuem caixas registradoras que podem ser atualizadas com o software PayPal local, se os donos das lojas assim quiserem.

Provavelmente não causa surpresa que o uso de um desses sistemas significa abrir mão de qualquer fiapo de privacidade que você costumava achar que tinha. Agora os comerciantes podem rastrear com que frequência você visita a loja, que tipos de coisas você compra, seu tamanho e preferência de cor. É claro, eles provavelmente fazem isso há anos –mas agora está sendo anunciado como sendo uma vantagem.

Mas se você não se preocupa com esse tipo de coisa, um grande mundo novo de conveniência e economia espera por você. O programa de fidelidade do Pay With Square e de seus rivais significa que mais lojas e cafés não estão mais condenados a usar anotações em cadernos como inventário e sistema de controle de vendas.

Acima de tudo, o Pay With Square e seus imitadores oferecem um vislumbre do futuro, quando você não precisará mais carregar uma carteira –apenas seu telefone. Sua bolsa ou bolso da calça terá apenas um volume, não dois.

Vocês ouviram, netos. Nós não somos tão estranhos como parecemos.