Topo

Bolsa para carregar laptop tem mudança crucial no desenho: a posição do zíper

Bolsa para laptop vem com bolso embaixo, um ótimo organizador na parte de dentro, e um bolso sob a aba, que você pode acessar pelo lado, sem abri-la - Divulgação
Bolsa para laptop vem com bolso embaixo, um ótimo organizador na parte de dentro, e um bolso sob a aba, que você pode acessar pelo lado, sem abri-la Imagem: Divulgação

David Pogue

Do New York Times

13/08/2012 06h01

Há alguns meses, escrevi sobre os acessórios tecnológicos que eu tenho – e o que carrego neles. Contei que eu tinha uma bolsa para notebook Timbuk2. É um modelo aprovado pela Administração de Segurança nos Transportes (TSA), que se abre como as asas de uma borboleta para que o compartimento do laptop possa ficar isolado para ser escaneado nos aeroportos.

“Eu inicialmente recomendei a bolsa”, escrevi. “Mas ao usá-la, descobri que ela ficou mais pesada de um lado. E o compartimento do laptop perdeu a forma, o que significa que é necessário usar as duas mãos para colocar o computador lá dentro. Pode ter chegado a hora de trocar.”
Essa observação desencadeou uma resposta surpreendente. Muitos leitores escreveram para sugerir bolsas de laptop que adoram. Mas eu também recebi este comentário de um leitor:

A Timbuk2 tem uma nova bolsa de laptop que é bem melhor do que a bolsa de viagem que você vinha usando. Experimente a Command Messenger (de 2012, a partir de US$ 130). A aba de fechar aprovada pela TSA melhorou em relação ao modelo anterior e tem até um compartimento para um iPad ou Kindle. Há um bolso embaixo, um ótimo organizador na parte de dentro, e um bolso sob a aba, que você pode acessar pelo lado, sem abri-la, o que eu achei perfeito para colocar minha carteira, chaves e telefone quando passo pela segurança do aeroporto.

Normalmente, uma menção de bolsas para laptop por ano deveria ser o bastante para o meu blog. Mas um aspecto dessa bolsa Command Messenger é tão brilhante, que vale o elogio. Na maioria das bolsas que seguem as normas da TSA, estilo borboleta (incluindo outros modelos da Timbuk2), o compartimento do laptop é fixado no fundo da bolsa. Enquanto você espera na fila de segurança, você abre o zíper do compartimento por cima, e a bolsa se abre como um livro.

Há dois problemas com esse desenho. Primeiro, os zíperes que fecham o compartimento do laptop ficam no topo, confundindo-se facilmente com os zíperes da divisão de compartimento.

  • Reprodução

    Bolsa Command: Depois de passar pelo raio-X, você simplesmente pega a mala pela alça central

Segundo, se depois do raio-X você não fechar o zíper do compartimento do laptop com cuidado e até o fim, a gravidade faz um trabalho infeliz. O compartimento, preso no fundo, abre-se, e seu laptop se esborracha no chão. Eu fiz isso duas vezes. Meu último laptop tem os cantos amassados.

Nesta bolsa Command, entretanto, o bolso do laptop é preso no topo. Quando está preso ao cinto, fechado, o interior fica com a face para baixo, em vez de para cima.

Essa mudança faz toda a diferença. Depois de passar pelo raio-X, você simplesmente pega a bolsa pela alça central (veja minhas fotos ao lado). O compartimento do laptop se fecha sem danos, mesmo que você esteja com pressa para pegar o voo. A gravidade agora é sua amiga, e não sua inimiga. Você sempre pode fechar o zíper mais tarde, no portão de embarque ou onde quer que esteja. (Até isso é mais fácil assim. Você puxa os zíperes para baixo na direção contrária da tira que está sobre o ombro enquanto usa a bolsa.)

Por fim, esta mudança de design significa que o compartimento do laptop fica, de fato, pendurado a maior parte do tempo, em vez de ser sustentado pela parte de baixo. Isso acaba deixando a forma melhor, e continua acessível por apenas uma mão.

A bolsa também é ótima pelos motivos que meu leitor mencionou; tem até uma explicação em vídeo aqui. Mas colocar a dobradiça no topo faz toda a diferença. Todos os elogios para as pessoas que pensam fora da caixa (ou da bolsa)!