Smartphone vira walkie-talkie com aplicativos para Android e iOS; saiba como funcionam

David Pogue
Do New York Times

  • Reprodução

    Zello Walkie Talkie, Heytell, Voxer Walkie-Talkie: aplicativos permitem comunicação como em rádios

    Zello Walkie Talkie, Heytell, Voxer Walkie-Talkie: aplicativos permitem comunicação como em rádios

Desenhos nas cavernas, sinais de fumaça, cartas, Pony Express, telegramas, chamadas telefônicas, mensagens de texto. Desde o início da civilização, o homem experimentou diferentes formas de comunicação, cada uma com prós e contras. Os sinais de fumaça, por exemplo, contribuíam com bem menos acidentes de trânsito do que as mensagens de texto. As mensagens de texto, por sua vez, deixam muito menos fuligem.

Você pode achar que esgotamos todas as variações de comunicação eletrônica – texto, áudio e vídeo – mas está errado. Uma nova está discretamente conquistando milhões de fãs de dispositivos. São aplicativos gratuitos com nomes como Voxer, HeyTell e Zello, e realmente mexem com as regras do jogo.

Ninguém ainda criou um bom nome para essa categoria de comunicação. Mas se os chamarmos de aplicativos de texto-voz, ou aplicativos de walkie-talkie, você terá uma ideia.

Eles funcionam nos iPhones, iPads, iPods Touch, smartphones Android e Windows. Você abre o aplicativo, toca o nome de alguém, segura o grande botão "Talk" (fale) e fala. Um segundo após começar a falar – sim, antes mesmo de você terminar – sua voz ganha vida, de modo extremamente claro, no telefone de seu amigo, onde quer que ele esteja no mundo.

Seu amigo pode responder apertando seu próprio botão "Talk", e a conversa está em andamento.

Agora, antes que você role seus olhos – "Esses jovens de hoje! Por que precisam de tantas formas diferentes de falar?" – considere todas as formas como esses aplicativos melhoram os modos existentes de conversar.

Forma Nº1: Se você está dirigindo, a comunicação por walkie-talkie é bem mais segura do que mensagens por texto. Você nem precisa olhar para o telefone. O botão "Talk" costuma ser gigante. É como tentar atingir a porta de um celeiro com uma bola de softball.

Forma Nº2: Falar é bem mais rápido e preciso do que digitar. Não há coisas não entendidas para serem corrigidas.

Forma Nº3: A voz é bem mais expressiva do que uma mensagem de texto. Ninguém dirá, "Oh, me desculpe, eu não entendi o tom de sua mensagem de texto!"

Forma Nº4: Esses aplicativos têm algumas vantagens sobre as chamadas telefônicas. Eles não gastam nenhum de seus minutos de celular. Sua voz é transmitida pela Internet e usa muito poucos dados. E, é claro, esses aplicativos permitem que você se comunique livremente sempre que puder encontrar um hot spot Wi-Fi, mesmo quando estiver fora de área de celular ou fora do país.

Forma Nº5: Em algumas situações, mensagens por walkie-talkie são mais úteis do que chamadas telefônicas. Uma chamada telefônica é entendida como uma conversa com pontos definidos de início e fim.

Os aplicativos de mensagem de voz promovem um tipo diferente de conexão. Não é uma conversa de seis minutos; são rajadas esporádicas por todo o dia. Menos como uma reunião e mais como um intercomunicador – com alcance global. Você chama quando tiver algo para perguntar ou dizer, e permanece em silêncio no restante do tempo. Como as mensagens de texto, digamos, ou aqueles telefones Sprint Nextel que funcionam como walkie-talkies.

A propósito, não se preocupe em ser interrompido por algum idiota berrando por seu telefone em um momento de intimidade, concentração ou igreja. Se o aplicativo não estiver aberto, então as mensagens de voz de entrada são informadas a você silenciosamente com um balão de alerta, como uma mensagem de texto. (E não faz nem isso até que você entre na configuração do seu aparelho e autorize notificações daquele aplicativo.) Além disso, você pode ligar e desligar a função viva-voz.


Cada aplicativo preserva suas falas em uma tela de História, para que você possa repeti-las posteriormente. Se você escutar as minhas, você encontrará muitos diálogos que começam, por exemplo, "Ei, você disse à direita ou à esquerda no Taco Bell?" ou "Desculpe incomodar, mas você viu aquela lanterna que compramos na semana passada?" ou "Acabei de ver aquele tweet. Muito engraçado".

A única parte difícil é começar. Você precisa instalar o aplicativo e então de algum modo o conectá-lo aos seus amigos, colegas de trabalho e família. A maioria dos aplicativos oferece autoimportação de seus amigos do Facebook, ou você pode escolher um contato da lista de seu celular e enviar uma mensagem de texto de convite (que contém um link para baixar o aplicativo).

Assim que você passar pelo processo de configuração, o resto é fácil. Cada aplicativo oferece uma lista de Favoritos de algum tipo, que permite que você liste as pessoas importantes de sua vida – cônjuge, filhos, funcionários, chefes, amigos, velhos amigos de escola.

O que é realmente impressionante é que esses aplicativos são gratuitos. Se você tiver um smartphone, não há nenhum motivo para você não experimentar algum agora.

A pergunta então passa a ser: qual? As lojas iTunes e Android listam dezenas de aplicativos semelhantes. Esses aplicativos são mutuamente incompatíveis, de modo que você vai querer escolher o mais popular, porque aumentará as chances de seus contatos terem o mesmo aplicativo.

Aqui estão os três que parecem ter mais fãs e as avaliações mais altas na loja iTunes.

Zello Walkie Talkie

  • Reprodução

    Zello Walkie Talkie funciona no iOS, Android, BlackBerry e Windows

Este aplicativo gratuito funciona no iPhone, Android, BlackBerry e Windows, o que o torna bem mais útil do que, por exemplo, aplicativos apenas para iPhone. O design é bonito, simples e não amontoado –não há nem mesmo propagandas.

Como a maioria dos melhores aplicativos, o Zello permite que você crie grupos para fazer coisa como uma teleconferência entre um punhado –ou centenas– de amigos e colaboradores. A empresa sugere, por exemplo, que você pode montar uma "sala" Zello para os clientes de sua empresa quando tiverem dúvidas.

O que é mais maluco é que o Zello vem pré-carregado com canais da Índia, Londres, Toronto, Washington e assim por diante. Você entra e fica boquiaberto ao ouvir pessoas de todo o mundo em tempo real. Você sente o mesmo deslumbramento que sentiu quando era pequeno e seu pai levou você ao seu porão para ouvir um radioamador.



Heytell

  • Reprodução

    HeyTell está disponível para iPhone, Android ou Windows

Há uma sensação um pouco mais comercial neste aplicativo, graças aos pequenos banners de propaganda e a opção de comprar funções adicionais. (Minha favorita: um módulo para mudança de voz que transforma você em robô, cantor com autoafinação ou o gênero oposto por US$ 2.)

Outra diferença: este aplicativo não transmite sua fala até que você solte o botão Talk, de modo que ele é menos em tempo real do que seus rivais.

Mas o HeyTell está disponível para iPhone, Android ou telefone Windows, o que é ótimo. Ele oferece conversas em grupo.

Pode transmitir sua localização juntamente com sua fala. E permite que você envie suas falas favoritas para o Facebook ou e-mail para a posteridade.

 

 

Voxer Walkie-Talkie

  • Reprodução

    O Voxer é gratuito e funciona tanto em iOS quanto Android

Senhoras e senhores, nós temos um vencedor. O Voxer é gratuito. Funciona tanto em aparelhos Apple quanto Android. Ele está repleto de funções. E se autoexplica.

A melhor característica do Voxer é que ele inclui, ao lado do botão Talk, botões Photo e Text. Logo, suas conversas com alguém podem misturar livremente fotos, sentenças faladas e digitadas. "Eu estou aqui no Home Depot, querida", você pode dizer. "Esta grelha é adequada para seu quintal?" (Clique!)

Tudo isso aparece em uma tela única de rolagem, ao estilo mensagem instantânea. Se você tocar o botão Play em uma das falas, elas todas são executadas em sequência, para uma rápida revisão da conversa até então.

No departamento bênção-e-maldição, se você fizer o login pelo Facebook, a tela do Voxer lista automaticamente todos seus amigos do Facebook equipados com Voxer. Você não precisa perder tempo individualmente convidando as pessoas a falar no Voxer com você. Ainda assim, a aparição repentina de todas essas pessoas pode ser confusa, e não está claro como remover os indesejados. (A empresa diz que pretende adicionar uma função Favoritos.)

Ainda assim, o Voxer e seus semelhantes representam uma nova versão refrescante, gratuita e realmente útil para as comunicações –um cruzamento engenhoso de mensagem de texto e chamada telefônica. É verdade, esses aplicativos não funcionam bem quando seu sinal de Internet é fraco, e são inúteis quando você tenta contatar pessoas que não têm um telefone com tela de toque incrível.

Mas tudo bem. Para elas, sempre haverá sinais de fumaça.

Tradutor: George El Khouri Andolfato

Últimas de Tecnologia



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos