Topo

Sistema móvel BlackBerry 10 é surpreendentemente bom; veja o que ele traz de novo

Q10, da BlackBerry, vem com teclado físico, tela de 3,1 polegadas de 720 x 720 pixels, câmera traseira de 8 MP e processador dual-core - Divulgação
Q10, da BlackBerry, vem com teclado físico, tela de 3,1 polegadas de 720 x 720 pixels, câmera traseira de 8 MP e processador dual-core Imagem: Divulgação

David Pogue

20/02/2013 06h01

O BlackBerry 10 é muito bom, muito bom até mesmo para a BlackBerry. BlackBerry é o novo nome da Research in Motion, fabricante do produto. Finalmente, eles podem parar de explicar para as pessoas que "BlackBerry" é o nome do produto, e não da empresa.

Na minha análise para o "The Times", salientei que ele é surpreendentemente bom para um dispositivo novo em folha com um sistema operacional novo. Mas o meu rascunho original da coluna tinha 2 mil palavras – longo demais. Então, aqui, para o seu entretenimento, eis parte do restante: minhas notas adicionais sobre o BlackBerry 10.

* Eu sempre amei os atalhos de digitação BlackBerry. Desde o início, você podia deixar de fora os apóstrofos em palavras como “won't”, “can't” e “shouldn't”: o software os adiciona para você. E o famoso atalho para terminar frases do BlackBerry – apertando a tecla de espaço duas vezes para fazer um parágrafo, acrescentando um espaço e capitalizando a próxima palavra – agora é padrão em todos os smartphones.

Essa tradição continua com algumas novidades no software 10 para BlackBerry. Por exemplo, para mudar o teclado da tela para o teclado de símbolos, basta deslizar os dedos para baixo em todo o teclado. Ela aparece de volta para as chaves AZ depois de fazer o símbolo automaticamente. (Você não tem que mudar layouts de teclado para números de tipo; eles aparecem em uma linha superior acima das teclas de letras, tome iPhone.!)

Da mesma forma, apertar a tecla delete apaga apenas um caractere. Mas varrer da esquerda para a direta ainda assim apaga um mundo.


* No iPhone e celulares com Android, o teclado é inteligente o suficiente para ampliar as superfícies virtuais das teclas para acomodar cliques errados. Se você digitar TEMPI, por exemplo, você vai ter a palavra "Tempo", pois "Tempi" não é uma palavra: o teclado praticamente expande a letra O para fazer sentido. Mas milhares de pessoas ainda são corrigidas com "I live you" quando querem dizer "I love you", ou "fir" quando querem dizer "for".

O BlackBerry supera essa característica. Com o tempo, ele aprende onde você tende a apertar as teclas de cada letra, mesmo que você clique um pouco fora. Ele se auto-ajusta à ideia de onde estão essas teclas, então você faz cada vez menos erros.

* Como escrevi no meu comentário, o teclado do BlackBerry faz algo especial: ele antecipa cada palavra que você começar a digitar, e às vezes até antes de digitar. Com cada letra que você digita, palavras de três ou quatro letras brotam acima delas.

Por exemplo: Você digita "eu" e o teclado do BlackBerry propõe várias palavras possíveis, posicionadas acima das teclas correspondentes: "Eu estou" em cima do E, "eu vou" em cima do V, e "eu fui" em cima do F.


Você toca levemente em cima da tecla E, que lança a palavra "estou" no que você está digitando.

Agora mais algumas palavras aparecem sobre as teclas, como "bem" sobre o B e "mal" sobre o M. Você escolhe "vou". Agora, sobre a tecla P, você vê "para". Você aperta essa. E assim por diante. (Meu vídeo torna mais claro.)

Com o tempo, o software fica cada vez mais inteligente ao prever as palavras que você quer. Ele analisa seus e-mails, mensagens no Facebook e outras atividades para aprender como você escreve. Depois de alguns dias, o software fica assustadoramente bom. Muitas vezes você pode escrever uma frase inteira apenas clicando palavras.

(Muitos leitores observaram que o SwiftKey Android e outros sistemas de teclado de telefone Android também propõem palavras – exibindo as candidatas acima do teclado. Mas o BlackBerry coloca as palavras sobre as teclas de letras, o que é muito mais eficiente. Seus dedos não precisam correr entre o teclado e o espaço acima dele; além disso, cada palavra sugerida aparece onde seu dedo vai digitar de qualquer maneira – na próxima tecla que você apertaria – em vez de aleatoriamente acima do teclado).

Você pode digitar até três idiomas simultaneamente, sem ter que fazer nada de especial quando mudar de língua. O software automaticamente percebe a mudança de idioma e começa propondo palavras que se auto-completam no novo idioma.

* Não há nenhum botão Home, e você realmente não sentirá falta de um. Para despertar o telefone, você só precisa passar o polegar pela tela. Ou seja, você não tem que pressionar um botão para despertá-lo.

Quando terminar de usar um aplicativo, você deve passar o dedo debaixo para cima na tela. O aplicativo encolhe para um widget: uma miniatura de um quarto do tamanho da tela que flutua sobre a tela inicial, ainda em execução. Até oito aplicativos podem se tornar widgets instantâneos dessa forma. Eles têm botões de X, então você pode fechá-los depois que eles forem minimizados.

Você pode agora deslizar para a direita para ver seus ícones de aplicativos regulares, ou para a esquerda para ver o seu Hub.

* Na visão mensal do calendário, os dígitos para os dias do mês variam em tamanho, de acordo com o quanto você está ocupado. (Há também um código de cores em barras verticais que representam seus negócios.) Dias já passados aparecem em cinza.

* BlackBerry Balance é o nome da empresa para a função em que seu calendário de trabalho, contatos e aplicativos são mantidos lado a lado com suas coisas pessoais. Para alternar entre os modos, passe o dedo para baixo a partir do topo da tela e digite Pessoal ou Trabalho. (No modo Trabalho, as empresas podem instalar seu próprio papel de parede, oferecer suas próprias lojas de aplicativos privados e até mesmo desativar sua câmera.)

Se você não digitar sua senha de trabalho, você não pode ver nada do seu material de trabalho; por exemplo, os compromissos da agenda ainda aparecem, mas os nomes todos dizem "Evento (bloqueado)”. (Eu perguntei ao gerente de produto: "Mas e se alguém rouba o seu telefone, não é um risco de segurança ele poder ver a sua agenda, mesmo sem nomes de compromisso?" Ele olhou para mim como se eu fosse um pouco maluco. "Se um cara mal intencionado sabe que eu terei um dia agitado, qual é o problema?”)

* O Hub é a lista principal de caixas de entrada para cada conta de e-mail, correio de voz, mensagens de texto, Facebook e mensagens do Twitter, notificações e assim por diante. Supostamente, ele está sempre lá, na extremidade esquerda das telas de Início. Às vezes, entretanto, ele não aparece quando você passa o dedo da esquerda para a direita, como deve acontecer: ainda não entendi bem porquê.

* Uma vez que o Hub está na tela, passe para baixo para ver sua agenda para o dia. Está sempre lá, facilmente acessível, sem ter que abrir um ícone Agenda.

* O navegador pode reproduzir vídeos em Flash. (O recurso vem desligado, mas você pode ativá-lo.) Tomem isso também, iPhone e Android!

* A barra de status na parte superior, onde aparecem o seu medidor de bateria, o sinal de celular e a hora, desaparece quando você está usando um aplicativo. Ela está presente apenas nas telas de Início. Isso dá mais espaço na tela, mas não é um bom negócio no fim das contas – você sente falta.

Da mesma forma, você pode deslizar de cima para baixo para revelar controles de um único toque para o silenciador, Wi-Fi, Bluetooth, alarme e assim por diante, assim como no sistema Android. Mas o painel não aparece quando você está em um aplicativo - apenas na tela inicial.

* Mais detalhes: Você pode ajustar o tamanho da fonte. Há uma saída HDMI para conectar a uma TV (você precisa fornecer o seu próprio cabo com um conector micro-HDMI numa ponta). Há tethering, navegação privada, controles parentais, uma trava de rotação, uma teclas screenshot (pressione duas teclas de volume ao mesmo tempo), e uma mensagem opcional "Se este celular for encontrado" na tela inicial.

O BlackBerry 10 não garante o futuro da empresa: acho que ele coloca as perspectivas do BlackBerry oscilando num fio de navalha. Mas é um ótimo trabalho para uma versão 1.0 - e um grande suspiro de alívio para os 80 milhões de fãs do BlackBerry que ainda amam os pequenos detalhes satisfatórios do Estilo BlackBerry.