Anatel coloca em consulta novo regulamento para provedores SCM
Redação
Computerworld
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) colocará em consulta pública o novo regulamento para o Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) que vem com a proposta de atrair pequenos provedores para massificar a banda larga fixa no País. Entre as sugestões está a redução do preço da licença local que será de 400 reais e a estadual de 1,2 mil reais. Para os que atuam em todo o território nacional, o preço continuará sendo 9 mil reais.
Segundo a Anatel, as novas regras encontram-se em harmonia com uma percepção de que, em mercados potencialmente competitivos, o regulador deve conceder toda atenção à preservação das condições de ampla e justa competição.
Além da redução do preço da licença SCM, a Anatel sugere que as prestadoras apresentem planos de serviços com no mínimo, as seguintes características:
1- Velocidade máxima e mínima disponível no endereço contratado, para os fluxos de comunicação originado e terminado no terminal assinante, respeitados os critérios estabelecidos em regulamentação específica;
2- Valor da mensalidade e critérios de cobrança;
3- Franquia de consumo, quando aplicável.
A proposta de regulamento do SCM estabelece a obrigação de guarda dos logs de acesso por três anos para provedores com mais de 50 mil assinantes e de dois anos para os prestadores de pequeno porte. A exigência atende recomendação do Ministério Público Federal e propostas do Marco Civil da Internet, que está em fase de elaboração pelo governo final para seguir ao Congresso.
O armazenamento dos logs pelos provedores por três anos também é uma das exigências do PL 84/99, relatado pelo deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG).
As sugestões de alterações regulamentares permanecerão em consulta pública pelo prazo de 30 dias, a contar da publicação do aviso no Diário Oficial da União. Após o período de consulta, as contribuições da sociedade serão reunidas e analisadas pelo Conselho Diretor da Anatel, que dará um prazo para que as empresa se adequem às novas medidas.
Receba notícias pelo Facebook Messenger
Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.