Perdeu o celular? Calma, tem como rastrear e tentar achar o aparelho

Quem já perdeu o celular ou foi vítima de furto ou roubo sabe o desespero de ficar sem o aparelho. Mas é importante estar prevenido e dominar ferramentas e dicas que auxiliam no rastreio do aparelho. Isso pode ser fundamental para tentar recuperá-lo.

Tilt selecionou as melhores maneiras de rastrear o seu aparelho:

Ligue o GPS

O GPS do celular deve estar sempre ligado, pois é ele que torna possível achar o aparelho com o Google, no caso de Android, ou pelo iCloud, para iPhones.

Em celulares Andoid, é preciso ir em: "Configurações", depois em "Segurança e Privacidade" e ativar a função "Localizar".

Nos celulares com sistema iOS, usados em iPhones, vá em "Ajustes". Em seguida, toque no nome do usuário no topo da tela, e depois, em "Buscar". Veja se o recurso "Buscar iPhone" está ativado. Se estiver, quer dizer que o GPS estará funcionando o tempo todo.

Dê um "Google"

O Google não é um site que ajuda somente nas pesquisas, mas também auxilia a rastrear o celular perdido. Isso se dá pela função "Encontre meu Dispositivo".

A ferramenta pode ser usada de duas maneiras: pela instalação de um aplicativo de mesmo nome em outro celular ou por meio do navegador, bastando apenas digitar "Onde está meu celular" no Google.

Em ambos os casos vai abrir uma tela com a prévia do serviço. Para usá-lo, será necessário fazer login com sua conta Google.

Continua após a publicidade

Ao clicar no mapa, é possível a localização do aparelho, o nível de bateria, em qual rede wi-fi ele está conectado e também fazê-lo reproduzir um som de alerta por até cinco minutos, além de fazê-lo mostrar uma mensagem para a pessoa que o achou até mesmo apagar o conteúdo do telefone.

Google dá localização do celular
Google dá localização do celular Imagem: Reprodução

A função ainda permite ver o número IMEI (uma combinação de códigos que funcionam como um "CPF" do celular). Caso seu aparelho seja roubado, por exemplo, ter esse número em mãos permite que as operadoras bloqueiem seu uso.

Ele também pode auxiliar investigações policiais —o dado é fundamental para fazer o boletim de ocorrência.

  1. Acesse a plataforma Encontre Meu Dispositivo pela web ou app e faça seu login;
  2. A plataforma vai mostrar informações da localização do aparelho, o nível de bateria e a conexão com a internet;
  3. O celular receberá uma notificação alertando que o dispositivo foi encontrado.

Samsung

Para quem tem celular da Samsung há ainda mais uma opção para fazer o rastreamento do aparelho. A função é semelhante à do Google, inclusive o nome: Buscar meu telefone.

Continua após a publicidade

Com essa ferramenta, os aparelhos não precisam estar conectados à internet para mostrar a localização. Veja o passo a passo para ativar e usar:

  1. Acesse o site "Buscar meu telefone", da Samsung e faça o login;
  2. A última localização do celular será fornecida;
  3. Também é possível que o usuário ative o toque do celular, apague os seus dados e informações ou ainda acesse o backup do aparelho.

Xiaomi

Se você possui um celular da marca Xiaomi, a conta Mi pode ser a opção para o rastreamento, desde que o usuário tenha ativado a opção "localizar meu dispositivo" em "configurações" para manter o GPS sempre ligado.

Para fazer o rastreio, basta o usuário entrar no site Xiaomi Cloud, fazer o login e buscar pela localização do aparelho.

Apple

Para rastrear um celular da Apple o caminho é muito semelhante ao oferecido pelo Google. O equipamento pode ser localizado mesmo que esteja desligado ou sem conexão com a internet.

Continua após a publicidade

Para isso, basta o usuário usar a opção "Buscar meu iPhone", disponível na página do iCloud. Faça o seguinte:

  1. Acesse o iCloud e faça seu login;
  2. A plataforma vai mostrar informações da localização do aparelho;
  3. Caso o usuário queira mais informações basta clicar no (i) ao lado do seu dispositivo do iPhone;
  4. Ao ser localizado o usuário poderá tocar o alarme do aparelho, bloquear o celular (o mais indicado em caso de roubos e furtos) e ainda apagar todo o conteúdo contido no equipamento. Após usar esta última opção, não será mais possível ver a localização do aparelho.

Usando o Facebook

O Facebook é outro recurso que pode ser usado para localizar o aparelho.

Isso é possível por meio da função "histórico de localização".

  1. Basta fazer o login em um computador ou aplicativo em outro dispositivo.
  2. Depois, vá em "Configurações e Privacidade".
  3. Em seguida, clique em "Registro de Atividades".
  4. Entre as opções disponíveis, escolha "Sessões Ativas" para o Facebook mostrar a localização dos últimos acessos à sua conta.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes