Topo

Cinemagram aplica filtros e cria movimento nas fotos; conheça o aplicativo para iPhone

Interface do Cinemagram, aplicativo para sistema iPhone que é híbrido de foto e vídeo - Danilo Poveza/UOL
Interface do Cinemagram, aplicativo para sistema iPhone que é híbrido de foto e vídeo Imagem: Danilo Poveza/UOL

Danilo Poveza

Do UOL, em São Paulo

12/04/2012 07h00

Na esteira do sucesso do Instagram, um novo aplicativo para iPhone evoluiu a ideia de aplicar filtros para realizar, além de fotos, pequenas animações nas imagens. É o Cinemagram, que foi desenvolvido há dois meses em Montreal, no Canadá, e começa a conquistar usuários no Brasil.

A graça do Cinemagram é fazer fotos com movimentos apenas em algumas partes, parecidas com a de um gif animado -- mas dependendo do filtro aplicado, bem mais charmosas. O princípio é o mesmo: a imagem é captada por alguns segundos, gerando vários frames, e o usuário limita a área que gostaria que se movesse. Enquanto, por exemplo, um cachorro está parado, seu rabo continua abanando (para ver o resultado do Cinemagram, vale a pena dar uma olhada no Tumblr do aplicativo aqui).

Direto ao ponto

Nome:Cinemagram
Categoria:Foto e vídeo
Preço:Gratuito
Sistema operacional:iOS 5 ou superior
Pontos positivos:Baseado no sucesso do Instagram, consegue evoluir o aplicativo
Pontos negativos:Apesar de iguais aos do Instagram, os filtros têm outros nomes

O aplicativo só está disponível para usuários iOS, mas o próprio site do desenvolvedor recruta profissionais interessados em criar sua versão para o sistema Android. Os desenvolvedores também prometem que logo será possível incluir trilhas de áudio nos cinemagrams.

Cada imagem pode ser compartilhada no Tumblr, Facebook e Twitter. Além disso, existem as funções de seguir amigos e escolher seus cinemagrams favoritos com o botão “like”.

Ao instalar o aplicativo, o usuário passa automaticamente a seguir dois perfis populares para entender o que o efeito produz. Diferente do primo Instagram, por enquanto o Cinemagram gera perfis públicos, ou seja, não é preciso aguardar a permissão para seguir qualquer usuário.

O Cinemagram não é o único aplicativo que faz gifs baseados em vídeos. Outro programa, chamado Kinotopic (também disponível para iOS), tem funções parecidas e ainda é mais antigo.