Topo

Quebrou a tela de seu smartphone, tablet ou notebook? Veja o que fazer

Tela do tablet iPad 2 foi danIficada após queda do computador portátil no chão - Flavio Florido/UOL
Tela do tablet iPad 2 foi danIficada após queda do computador portátil no chão Imagem: Flavio Florido/UOL

Guilherme Tagiaroli

Do UOL, em São Paulo

18/04/2012 06h01Atualizada em 18/04/2012 09h13

Dicas para proteger seu aparelho móvel e notebook

Procure usar capinhas em smartphones e em tablets. Dê preferência para as que são feitas de borracha, pois elas ajudam a amortecer o aparelho em quedas. As mais duras protegem o corpo do aparelho, mas, em uma queda, elas podem transferir a mesma força da queda ao produto e danificá-lo como se não tivesse proteção;
Use películas para tablets e smartphones . Elas ajudam a deixar a tela menos suja e protegem contra poeira e pequenos riscos;
Antes de “fechar” o notebook, certifique-se de que não há nada entre a tela e o teclado. Segundo uma assistência técnica consultada pela reportagem, este é um dos maiores motivos de problemas com tela em portáteis;
Evite transportar estes aparelhos em locais muito apertados e juntos com materiais pesados (por exemplo, a fonte do computador). Os objetos podem envergar a base da tela e danificá-la. Ao transportar esses dispositivos, prefira malas acolchoadas.

Existe um conflito constante entre dispositivos eletrônicos e a gravidade. Basta um vacilo – como falta de cuidado ao tirar o smartphone do bolso ou deixar cair algo pesado em cima do notebook – e pronto: mais uma tela é danificada. Somando a gravidade ao fato de existir muitos aparelhos de tela grande sensíveis ao toque, o normal é que os usuários, cada vez mais, estraguem seus dispositivos por falta de atenção.

Por isso, o UOL Tecnologia reuniu dicas de especialistas sobre o que fazer quando o usuário danifica a tela de seu smartphone, tablet ou mesmo do notebook. A má notícia é que, pelo fato de as telas serem muito sensíveis e funcionarem como principal comando dos dispositivos -- no caso de smartphones e tablets --, gambiarras não são bem-vindas na hora de consertar esse item. O melhor caminho, mesmo, é assistência técnica. Veja abaixo algumas dicas.

Quebrou, e agora?
Quando o portátil apresenta problemas na tela, o primeiro passo é procurar um serviço autorizado.

Caso o aparelho esteja na garantia (que, geralmente, é de um ano), o comum é que a companhia dê um aparelho novo ao usuário ou simplesmente troque a peça danificada. Mas isso somente quando o problema não for causado pelo usuário. É importante ressaltar que a cobertura deixa de valer nos casos de mau uso -- mesmo durante o tempo de garantia. Ou seja: se deixar o aparelho cair no chão ou se derrubar o smartphone na privada, o conserto fica por sua conta.

“O contato com a assistência técnica é importante, pois pode ser que o dispositivo tenha chegado ao mercado com algum problema de fabricação”, disse Luciano Abreu, especialista em Apple da assistência técnica A.Interface. Neste caso, complementa, a empresa tem obrigação de consertar o problema.

Sem garantia
Caso o aparelho não tenha mais garantia, as próprias assistências técnicas oferecem serviços de troca de telas. A troca da tela de um iPhone, nesse tipo de estabelecimento, custa em média R$ 400 (incluindo peça e o serviço do técnico).

Porém, há empresas de manutenção que realizam um trabalho semelhante ao das assistências. No entanto, as peças, muitas vezes, não são oficiais. “Caso o usuário não queira utilizar o serviço de autorizadas, que geralmente é caro, ele deve procurar empresas de manutenção especializadas neste tipo de serviço”, disse Nestor Oliveira, coordenador do curso de hardware da Impacta.

O preço da troca de tela em smartphones sensíveis ao toque pode variar de R$ 320 a R$ 480, afirmou Oliveira. Segundo ele, o preço muda, basicamente, conforme o tamanho da tela e o material de que é feito. Telas Amoled, por exemplo, são mais caras por apresentarem resolução e nitidez melhores.

“Vale a pena fazer orçamento em diferentes assistências. Como nós não tabelamos preços de serviço, é possível que ele encontre uma boa oferta”, ressaltou Arlindo Valdez, gerente do departamento técnico da Samsung.

Dispositivos móveis como o do iPad não têm serviço de manutenção oficial do aparelho fora de garantia, mesmo em assistências autorizadas. Apesar de a empresa ainda não vender oficialmente iPads fabricados no Brasil, quem tiver problema com a tela do tablet  pode procurar alguma assistência técnica (veja no site da companhia), entregar o aparelho e conseguir um desconto na compra de um novo. Isso vale mesmo para quem comprou o aparelho no exterior.

Notebooks
O cenário para o notebook sem garantia é melhor do que para smartphones e tablets. Isso porque os notebooks já são populares no mercado brasileiro, segundo Oliveira, da Impacta. Em função disso, é mais fácil achar assistências técnicas não autorizadas e que oferecem o serviço de troca de telas a um bom preço.

Segundo lojas consultadas pela reportagem, o preço pode variar entre R$ 350 a R$ 500. Porém, como no caso dos smartphones, o valor é alterado conforme a tecnologia da tela. Se for LED, por exemplo, será mais cara.