Topo

Conheça dez programas para facilitar a edição de músicas

Modificar arquivos de áudio no computador deixou de ser só para os profissionais  - ThinkStock
Modificar arquivos de áudio no computador deixou de ser só para os profissionais Imagem: ThinkStock

Flávio Carneiro

Do UOL, em São Paulo

24/04/2012 06h01

Nem sempre aquelas músicas, gravações de MP3 ou podcasts ficam do jeito que se imagina. E já que modificar áudio no computador deixou de ser coisa apenas para os profissionais há muito tempo, o UOL Tecnologia selecionou dez editores (com direito a programas grátis e simples) para dar uma turbinada nos seus projetos. Confira. 

Audacity
Com uma interface simples e dinâmica, o Audacity é prático e gratuito. O programa é ótimo para iniciantes e para usuários que desejam realizar tarefas simples. Com o software é possível recortar, colar, emendar, misturar várias músicas e até modificar os tons das suas gravações. Grátis.

Sony Sound Forge
O Sony Sound Forge é um software bastante utilizado por profissionais da área de edição de áudio. Com uma gama de recursos muito extensa, o Sony Sound Forge diminui ruídos e chiados de gravações. Além disso, o programa consegue melhorar a qualidade de regravações. Grátis por 30 dias.

GoldWave
Não tão popular, o GoldWave é outra opção utilizada pelos profissionais para a edição de áudio. A menor quantidade de recursos dele é compensada pela clareza na hora de utilizar. O programa oferece captação de áudio externo ao computador, o que possibilita a recuperação de discos de vinil. Grátis.

Auto Tune EVO
O Auto Tune é um programa que afina automaticamente as notas musicais. Ele é utilizado por artistas famoso para dar um “up” na música. O software é capaz de alterar a voz para deixá-la completamente metálica ou reproduzir o estilo de alguém famoso, como a cantora Britney Spears. Confira aqui o trabalho de um profissional usando ferramentas desse tipo. Grátis por 10 dias.

Power Audio Editor
Simples de usar, o Power Audio Editor é voltado para o usuário doméstico, aquele que deseja apenas se divertir com as ferramentas do programa. Mesmo com a simplicidade, ele não perde em quantidade de recursos para os outros editores. Grátis por 30 dias.

Audio Editor Pro
Esse editor permite que você realize várias funções ao mesmo tempo, como filtrar e aplicar efeitos, enquanto ele produz uma imagem em forma de onda de acordo com as notas da música. Grátis por 30 dias.

EXPStudio Audio Editor Free
O EXPStudio é um exemplar da série de editores de áudio gratuitos. A forma com que os botões estão espalhados dentro do software torna a utilização mais fácil. Entre os recursos do programa, é possível inserir silêncio, reduzir os ruídos e visualizar os sons em forma de onda. Grátis.

Wondershare Streaming Audio Recorder
Com ele, é possível gravar os sons emitidos pelo seu computador, inclusive de fontes da web, como o YouTube, e transformá-los em MP3. O pacote inclui também recursos para edição do que for gravado. Grátis por 15 dias.

Free video to audio converter
Não é preciso mais assistir àquele clipe uma quantidade de enorme de vezes apenas para ouvir a música. Esse conversor é capaz de extrair o áudio de qualquer vídeo. Grátis.

Slice Audio File Splitter
Mais do que recortar, colar e transformar suas gravações, essa ferramenta permite que você grave diretamente em CD o que produziu, extraia músicas e converta para diversos formatos. E o mais importante, é claro, também não precisa que você coloque a mão no bolso. Grátis.