Topo

Google concorda em pagar multa à Comissão de Comunicações dos EUA

Do UOL, em São Paulo

27/04/2012 14h54

Nesta sexta-feira (27), o Google concordou em pagar a multa aplicada semana passada pela  Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC). A punição foi referente à falta de colaboração da empresa às investigações sobre o Google Street View.

Segundo as informações da AP, na carta enviada à FCC, o Google afirma que não impediu que as investigações se seguissem e nem mandou as documentações atrasadas “por mal”. Algo bastante condizente com a filosofia da companhia : “Não seja malvado”.

A FCC acusa o Google de ter deliberadamente atrasado as investigações sobre a coleta de dados de redes WiFi pelo carro do Google Street View. Na carta, a empresa afirmou que os atrasos aconteceram por culpa da própria Comissão, que demorava de 7 a 12 semanas para responder se havia recebido algo.

Ainda na carta, o Google revelou pela primeira vez que houve uma investigação sobre o Street View no Departamento de Justiça dos EUA e na Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos. Segundo a empresa, o governo norte-americano decidiu encerrar o inquérito no final do ano passado sem nenhuma penalização.

Ao pagar a multa da FCC, o Google deu mais um passo para encerrar a investigação da Agência.