Com tela de alta definição, Galaxy S III segue iPhone e aposta em reconhecimento de voz

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

    Galaxy SIII entra para a lista de smartphones top de linha; novidade será lançada em maio

    Galaxy SIII entra para a lista de smartphones top de linha; novidade será lançada em maio

A Samsung anunciou nesta quinta-feira (3) o aparelho Galaxy S III, aparelho que chega para concorrer com os celulares inteligentes top de linha. A novidade tem tela de alta definição super Amoled com 4,8 polegadas, câmera traseira de 8 megapixels, dianteira de 1,9 megapixels, reconhecimento de voz, processador de quatro núcleos (quad-core), pesa 133 gramas e roda o sistema operacional Android 4.0 (Ice Cream Sandwich).

O aparelho na versão 3G será lançado em maio na Europa e na primeira semana de junho no Brasil; o modelo com internet ultrarrápida 4G será lançado em meados do ano aos EUA, Japão e Coreia do Sul. A Samsung não divulgou o preço do celular, que terá versões de 16 GB, 32 GB e 64 GB.

A tela do novo modelo é 22% maior que a do Galaxy SII e segue uma tendência de smartphones apresentados neste ano, com tela grande. Na Mobile World Congress, feira de tecnologias móveis realizada recentemente em Barcelona, ganharam destaque esses “telefones de Itu”, que misturam características de telefones celulares e tablets. O último modelo do iPhone tem 3,5 polegadas, mas há rumores que a nova versão do aparelho tenha 4,6 polegadas.

Na apresentação da novidade, a empresa enfatizou a função de reconhecimento de voz SVoice, que oferece recursos bastante parecidos com a ferramenta Siri, lançada pela Apple com o iPhone 4S. Apesar de o recurso prometer completa interação com o usuário usando apenas a voz (“ele ouve nossa linguagem natural”, disse o executivo responsável), o SVoice fez feio durante o lançamento, ao não entender o que o funcionário da Samsung havia dito. “Peço desculpas, estamos ao vivo”, afirmou. O VoiceS “fala” inglês, italiano, alemão, francês e espanhol.

Reconhecimento
A função de reconhecimento de face é bem parecida com a do Facebook. O Samsung S III reconhece o rosto dos contatos nas fotos e os localiza no Facebook a partir do recurso Social Tag. Com o Buddy Share Photo é possível enviar de maneira imediata a imagem para a pessoa que aparece na foto.

Outra função de destaque é a Smart Stay, que mantém a tela do aparelho ligada quando a pessoa estiver olhando diretamente para o smartphone. A câmera registra o movimento dos olhos do usuário e, por isso, a tela permanece ligada quando a atenção está voltada ao celular.

Outros recursos
Além dessas funções,  há o Pop up Play, que permite que o usuário assista a um vídeo enquanto faz qualquer outra tarefa, como ler um e-mail. Com o grupo de recursos All Share é possível conectar o Galaxy S III a televisões, tablets e PCs via internet sem fio. Com esta função, a pessoa também pode enviar arquivos a estes dispositivos.

O smartphone também tem um recarregador sem fio, que funciona apenas pelo toque. E ainda tem a tecnologia NFC, que permite fazer pagamenos com o celular, ao encostá-lo em uma máquina de cobrança.

 
Briga de gigantes
Nesta semana, a consultoria IDC informou que a Samsung assumiu a primeira posição no mercado global de celulares e smartphones no primeiro trimestre. Durante o período foram 93,8 milhões de unidades vendidas (23,5% do mercado), que desbancaram a finlandesa Nokia, líder do ranking desde sua primeira edição, em 2004.

A Nokia comercializou 82,7 milhões de aparelhos durante o período (20,8%) e a Apple, 35,1 milhões de iPhones (8,8%). Entre janeiro e março, o mercado mundial de celulares registrou um volume de vendas de 398,4 milhões de aparelhos, o que representou uma ligeira queda de 1,5% na comparação com o ano anterior.

Outro estudo, também da IDC, indica que Samsung e Apple respondem juntas por 53% do mercado de smartphones em todo o mundo. Se considerados somente smartphones (celulares inteligentes), no primeiro trimestre de 2012 foram vendidos 144,9 milhões de aparelhos pelo mundo: 42,2 milhões da Samsung, 35,1 milhões da Apple e 11,9 milhões da Nokia.


Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos