Topo

Aprenda a bloquear o acesso ao Outlook (e a outros programas) em seu computador

Aline Mariano

Do UOL, em São Paulo

18/05/2012 06h05

O leitor Rogério entrou em contato com o UOL Tecnologia para saber se é possível proteger o Outlook de tal forma que nenhum outro usuário da máquina tenha acesso às informações contidas nele. A ideia do usuário é que seja impossível abrir o programa, a não ser por meio de senha.

Por padrão, a Microsoft informa que o Outlook não possui essa proteção. De acordo com a desenvolvedora, é possível somente restringir o envio e recebimento de e-mails por meio de senha. A boa notícia é que há no mercado diversos softwares – criados por terceiros – que podem realizar a tarefa desejada pelo leitor.

Um dos mais populares e competentes programas, que impede o acesso a determinados softwares, é o My Lockbox. Trata-se de um aplicativo que trava o acesso a certas pastas e somente libera seu conteúdo por meio de uma senha pré-determinada.

Para baixar o My Lockbox, acesse o site de seu fabricante (http://fspro.net/my-lockbox). Instale o executável (para tanto, deve-se aceitar as recomendações padrão do programa). Depois, siga as orientações: