Topo

TuneIn Radio coloca mais de 50 mil emissoras de rádio no seu smartphone

O Tunein sintoniza mais de 50 mil rádios do mundo - Reprodução
O Tunein sintoniza mais de 50 mil rádios do mundo Imagem: Reprodução

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

23/05/2012 06h02

 

Cansado da mesmice das emissoras de rádio disponíveis na sua região? Pois o aplicativo TuneIn Radio, para iPhone e smartphones com sistema operacional Android (entre outros), permite sintonizar, via internet, mais de 50 mil estações de todo o mundo. O programa oferece, entre outros recursos, busca por ritmo musical.

Também com interface em português, o aplicativo permite escolher emissoras especializadas em décadas, como a Absolute 80s (Reino Unido) e Sky.fm Hit 70’s, dos Estados Unidos; por assunto (notícias ou esportes); por região do planeta (dá até para saber o que bomba nas rádios de Omã e do Uzbequistão); ou mesmo por língua, com programação em basco, chinês, espanhol, grego, português...

Apesar de acertar com frequência, às vezes ele dá umas mancadas na classificação. Ao procurar por punk, por exemplo, ele exibiu uma rádio de Curitiba que tocava reggae e pagode.

Para quem usa o aplicativo enquanto dirige, há o Modo Carro, que exibe uma interface simplificada e com botões grandes, facilitando a localização de emissoras recentes ou favoritas. Mas não vá abusar e levar uma multa!

A versão gratuita para Android inclui busca por voz. É só dizer "Madonna", por exemplo, que ele exibe uma estação que está tocando uma música da popstar. Mas muitas vezes ele não entende o que o usuário quer dizer, e exibe coisas absurdas.

Com o TuneIn Radio o usuário consegue dar pausa na programação e, no caso da versão paga (Pro), que custa cerca de R$ 1,80 para iOS ou Android, também dá para gravar as músicas e programas.

Nos testes feitos pelo UOL Tecnologia, o programa se comportou bem, de maneira geral, apesar de duas rádios listadas não terem funcionado, com a exibição da mensagem "Erro – Impossível conectar à transmissão". E o recurso Agite para Sugestões, que permite sacudir o aparelho para exibir uma nova rádio, simplesmente fechou o aplicativo em duas oportunidades. Apesar desses problemas, vale o download para quem gosta de música.

Nome: TuneIn Radio

Categoria: Música

Preço: Gratuito; versão Pro custa cerca de R$ 1,80

Sistema operacional: iOS 4.0 ou superior; Android 1.6 ou superior

Pontos positivos: Grande número de emissoras e opções de busca; interface em português

Pontos negativos: Busca por voz tem problemas; indexação às vezes sugere emissoras com classificação incorreta