Topo

Aplicativo Voxer transforma smartphone em walkie-talkie via internet; conheça

Contatos podem ser importados do aparelho ou de sua rede de amigos no Faceboook - Reprodução
Contatos podem ser importados do aparelho ou de sua rede de amigos no Faceboook Imagem: Reprodução

Daniel dos Santos

Do UOL, em São Paulo

28/05/2012 17h55

Serviços como Nextel permitem conversar com seus contatos via rádio, apenas pressionando um botão. Pois o aplicativo gratuito Voxer, disponível para iPhone e smartphones com Android, segue essa linha de conversa com um toque, mas utilizando a conexão à internet como base.

Uma vez cadastrado um contato, basta tocar na foto dele e pressionar a opção “hold and talk” (pressionar e falar) para enviar uma mensagem de voz. Para que esse bate-papo aconteça, pode ser utilizada tanto uma conexão Wi-Fi e também 3G.

Direto ao ponto

Nome:Voxer Walkie-Talkie
Categoria:Comunicação
Preço:Grátis
Sistema operacional:iOS 4.3 ou superior; Android 2.2 ou superior
Pontos positivos:Fácil de usar; comunicação é rápida; apesar de ser gratuito, não exibe anúncios
Pontos negativos:Exige conexão à internet; interface mistura idiomas

Nos testes feitos pelo UOL Tecnologia, o envio das mensagens foi muito rápido, permitindo uma conversa natural, com uma pessoa que utilizava o 3G (enquanto estava presa no trânsito), apesar da qualidade do som não ter sido boa em alguns momentos. O conteúdo da conversa fica gravado e disponível para consultas posteriores. É só tocar no trecho do bate-papo que deseja ouvir.

Além do envio das mensagens de áudio, o aplicativo também permite trocar fotos e textos. E as conversas não ficam restritas a dois participantes. É só cadastrar outros amigos em um chat para fazer com que todos entrem no assunto.

Há várias maneiras de incluir pessoas para o uso do programa: uma é permitir que ele importe os contatos do seu smartphone. Ele já verifica quem usa o Voxer e exibe na tela a lista de opções. Outra é tocar em Adicionar Amigos e escolher uma pessoa na lista. O software cria uma mensagem de e-mail e convida o contato a participar do serviço. E há também a opção de usar sua conta do Facebook.

Sua interface é fácil de usar, mas mistura idiomas. Algumas informações aparecem em inglês e outras em português de Portugal, com textos como “Prime para falar com Pedro”, “Audio Message” e “Adicionar Amigos” em uma mesma tela.