Topo

Banda larga móvel supera 54 milhões de acessos no país; 21% dos celulares têm 3G

Em todo o mundo, mais que três a cada dez celulares vendidos atualmente são smartphones - Getty Images
Em todo o mundo, mais que três a cada dez celulares vendidos atualmente são smartphones Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/05/2012 17h32Atualizada em 29/05/2012 18h05

As conexões de banda larga móvel (via celulares e modems) chegaram a 54,3 milhões de acessos em abril, segundo estudo divulgado nesta terça-feira (29) pela empresa Huawei e consultoria Teleco. Se considerado todo o primeiro trimestre, foram 52 milhões de acessos móveis; a expectativa é que o número chegue a 73 milhões até o final do ano.

De acordo com esses dados, a densidade de internet rápida móvel foi de 26,5 acessos para cada cem habitantes nos três primeiros meses do ano. A definição de banda larga, segundo a União Internacional de Telecomunicações (órgão ligado à ONU), é de conexão com velocidade superior a 256 Kbps (kilobits por segundo).

Entre os primeiros trimestres de 2011 e 2012, o crescimento das conexões móveis foi de 112,6%, causado principalmente pelo acesso 3G. Essa tecnologia de conexão está presente em 20,3% da base de telefones portáteis no país no primeiro trimestre -- se considerado somente o mês de abril, a porcentagem chega a 21%. Em todo o mundo, mais que três a cada dez celulares vendidos atualmente são smartphones.

A pesquisa considera que um município está coberto pela banda larga móvel quando a área de cobertura equivale a pelo menos 50% de sua área urbana. De acordo com essa definição, metade dos 5.565 municípios brasileiros são atendidos pela banda larga móvel. Em termos populacionais, isso representa 85,3% da população.

Dados e voz
A venda de smartphones também resultou no aumento de receita das operadoras com a oferta de dados: crescimento de 44,2% no primeiro trimestre de 2012, se comparado ao mesmo período do ano anterior. O aumento em relação à receita de voz foi menor: 8%.

“A expectativa é de menor participação de voz no total da receita das operadoras ao longo do tempo, fazendo os serviços de dados cada vez mais importantes como fontes de crescimento”, analisa o estudo. Para as operadoras japonesas, os dados já superaram 50% da receita, nos EUA esse valor chega a 40% e, na Europa, 30%. No Brasil, essa porcentagem está na faixa dos 20%.

Banda larga fixa
Em 2011, a banda larga móvel atingiu o dobro de acessos da alternativa fixa. No primeiro trimestre, a internet rápida fixa somou 17,3 milhões. A densidade, afirma o estudo, é de 8,8 acessos para cada cem habitantes (a título de comparação, o valor nos países desenvolvidos fica em 25,7 para cada cem). Com seus cerca de 17 milhões de acessos, o Brasil é o nono país com maior quantidade de acessos fixos, afirma a pesquisa.