Topo

Pesquisadores americanos desenvolvem sistema de computador capaz de detectar sorrisos falsos

Do UOL, em São Paulo

29/05/2012 12h20

  • Reprodução/MIT

    Você consegue identificar qual desses sorrisos é verdadeiro? A resposta está no fim da matéria

Se você é adepto ao “sorriso amarelo” para disfarçar coisas desagradáveis, está prestes a ser desmascarado. Pesquisadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) desenvolveram um algoritmo de computador capaz de identificar se uma pessoa está sorrindo de felicidade ou se o sorriso é apenas para esconder frustrações. O projeto foi desenvolvido para auxiliar pessoas com dificuldades em interpretar emoções.

Segundo o site da "Wired", o sistema é capaz de detectar um sorriso falso de forma mais eficaz do que uma pessoa. Para montar o algoritmo, os pesquisadores do MIT avaliaram as reações de voluntários em uma webcam.

As pesquisas passaram pelos seguintes estágios: primeiramente, os pesquisadores pediram para os voluntários sorrirem de forma forçada para a webcam. Eles também foram convidados a mostrar uma expressão de frustração para a câmera. Após este procedimento, os participantes eram filmados enquanto preenchiam um extenso formulário. Por fim, eram monitorados enquanto assistiam a um vídeo de bebês.

A partir dos dados coletados, foi possível verificar sutis diferenças entre sorrisos espontâneos (como na hora de assistir o vídeo engraçado) e sorrisos frustrados (como no momento em que a pessoa preenchia o formulário). As principais diferenças estavam na intensidade dos sorrisos (os de felicidade se formavam gradativamente e duravam mais) e também nos músculos faciais que mexiam em cada tipo de sorriso.

Segundo os pesquisadores, essas diferenças são capazes de diferenciar um sorriso verdadeiro ou o sorriso que visa apenas agradar. Cuidado agora quando você posar para fotos. Se for sorrir, o faça só se estiver bem feliz. Para terminar: na foto que abre esta matéria, o sorriso verdadeiro é o da direita. Você acertou?