Um ano após desastre em Fukushima, operadora japonesa lança telefone que detecta radiação

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Kyodo

    Celular que detecta radiação terá oito opções de cores

    Celular que detecta radiação terá oito opções de cores

Pouco mais de um ano após o terremoto de Sendai e o acidente nuclear na usina de Fukushima, os japoneses vão poder contar com um acessório para ficarem informados sobre os riscos da radiação. A operadora japonesa de telefones Softbank anunciou nesta terça-feira (29) o lançamento de um telefone celular que detecta traços de radioatividade.

O smartphone Pantone 5 Softbank 107SH (fabricado pela empresa Sharp) é capaz de detectar de 0.05 a 9.99 Micro SV de radiação nuclear/hora. Só para comparar: um exame de raio-X tem nível de radiação variável de 1 a 10 micro SV e o valor médio que uma pessoa pode receber de radiação por dia é 10 micro SV. Isto significa que se o celular detectar o sinal de 0.4 Micro SV/hora, é bom a pessoa sair do local em que está.

O celular foi lançado para diminuir a preocupação dos japoneses em relação à radiação no país. Masayoshi Son, presidente da Softbank, afirma que o interesse da população com os níveis de radioatividade no país aumentou muito após o acidente na usina de Fukushima. “Há uma preocupação pelo o que não pode ser ver visto pelos olhos. Principalmente em mães de filhos pequenos”, disse à agência Reuters.

Além do detector de radiação, o smartphone da Softbank também conta com o sistema operacional Android 4.0, câmera de 4.0 megapixels, GPS e é à prova d’água. O telefone terá oito opções de cores, que variam do preto básico até o amarelo claro, verde-limão e rosa. A empresa ainda não definiu o preço do aparelho, que será lançado oficialmente neste mês no Japão.  

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

UOL Cursos Online

Todos os cursos