Topo

Óculos do Google podem chegar ao mercado em 2013, diz cofundador da empresa

Óculos do Google usam tecnologia aumentada, inserindo informações no cenário visualizado  - Google
Óculos do Google usam tecnologia aumentada, inserindo informações no cenário visualizado Imagem: Google

Do UOL, em São Paulo

30/05/2012 12h24

Sergey Brin, cofundador do Google, deu nesta semana detalhes sobre o projeto dos óculos da empresa, com realidade aumentada, que o executivo vem divulgando nos últimos meses. Em entrevista ao programa “The Gavin Newsom Show”, Brin deixou que o apresentador e político experimentasse os óculos e disse “esperar que eles estejam disponíveis em algum momento do ano que vem”.

Segundo a “Wired”, o protótipo levado ao programa era bem rústico. Por isso, se a previsão se concretizar, o acessório terá de passar por transformações radicais até se chegar a uma versão final. Também nesta semana, o Google publicou o primeiro vídeo gravado com os óculos, que mostra o ponto de vista de um usuário na cama elástica (veja abaixo).

Os óculos, segundo Brin, permitem que o usuário tire fotos daquilo que vê. A novidade também trabalha com realidade aumentada, acrescentando informações àquilo que faz parte do cenário do usuário. O controle dos óculos, como mostra o vídeo, é feito por um trackpad (superfície semelhante à dos notebooks), em que o usuário passa o dedo para mover a tela ou selecionar programas.

Durante a entrevista, Brin afirmou ter tirado uma foto de Newsom com os óculos sem que o apresentador percebesse. Newsom perguntou então como poderia confirmar se aquilo era verdade, e Brin deixou que ele usasse o acessório (até então, somente o cofundador do Google e fotos de divulgação mostravam os óculos em uso). Quando experimentou os óculos, e supostamente viu a foto, o apresentador disse: “Fascinante”.

Brin -- que estava acompanhado da mulher, Anne Wojcicki --  afirmou que se envolveu bastante com o projeto no último ano. No entanto, o projeto está em andamento há cerca de três anos.