Topo

Programas facilitam e agilizam o uso de seu blog; conheça dez alternativas

Conheça programas que facilitam na administração de blogs - Getty Images
Conheça programas que facilitam na administração de blogs Imagem: Getty Images

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

31/05/2012 06h01

Apesar de sites como Blogger, Wordpress e outros sistemas de blog darem amplo suporte e excelentes publicadores aos usuários, sempre é possível melhorar. Com isso em mente, desenvolvedores ao redor do mundo criam centenas de ferramentas que podem auxiliar o blogueiro a aumentar sua produtividade.

Há opções para download de ferramentas que fazem correção de posts, que editam e gerenciam textos offline, que fazem cadastramento em sites de busca de conteúdo de blogs. Veja dez softwares para blogar escolhidos pelo UOL Tecnologia e turbine seus posts.

Windows Live Writer

Programa que faz parte do pacote Live Essentials da Microsoft (do qual também fazem parte o Mail, o Messenger e o Movie Maker, entre outros), o Windows Live Writer permite que o usuário crie posts no computador e os suba diretamente para sistemas de blog, como Wordpress e Blogger. Tem suporte a textos, links e imagens. Gratuito.

Zoundry Raven

Outro editor e gerenciador de blogs. Ele conta com um sistema WYSIWYG (What You See Is What You Get), que dispensa o conhecimento de programação para o usuário incluir itens como links, tags, fotos e outros elementos em sua postagem. Tem recursos compatíveis com XHTML e pré-visualização de posts. Gratuito.

Blog Blaster

Ferramenta que inclui um blog nos principais sites de busca relacionados ao mundo blogueiro. Ele é compatível com os seguintes sistemas: Weblogs, NewsGator, Feed Burner, Pingomatic, Blo.gs, BlogRolling, Technorati e Feedster, entre outros. Uso gratuito limitado, somente para testes.

ScribeFire Blog Editor

Para usuários do Firefox, essa extensão facilita atualizar o blog diretamente do browser. O ScribeFire permite copiar e colar textos da web diretamente para blogs e páginas pessoais. Há a possibilidade também de postar comentários, além de criar anotações usando o próprio browser. Gratuito.

Tableau Public

Programa gera gráficos em Flash, que podem ser facilmente publicados em blogs e páginas pessoais. As representações criadas pelo Tableau Public podem ainda ser interativas, de forma que o visitante de seu blog escolha a forma como quer ver os dados. Gratuito.

UseShots Editor

Editor de textos para blogs que permite facilmente associar imagens ligadas ao assunto escrito no post. O UseShots Editor captura imagens e as inclui automaticamente nos textos. O programa tem interface simples de usar: basta clicar em "Start new article" e começar a redigir e ilustrar o artigo do blog. Gratuito.

Bytescout Post2Blog

Ferramenta para criar posts em blogs que dispensa a conexão à internet. Por meio dele, o usuário inclui imagens, vídeos, parágrafos e outros itens. O programa dá acesso ao Flickr e ao imageshack, para o envio de imagens. Gratuito.

Boomy Icons

Pacote com mais de 90 ícones coloridos, que podem ficar espalhados por sua página pessoal ou blog. A imagenzinhas que fazem parte da compilação estão em formato ICO e PNG. O tamanho padrão é de 48x48 pixel. Gratuito.

WinTumblr

Software cliente de Tumblr, sistema de blogs que se destacam pela facilidade em subir fotos e por ter grande apelo de redes sociais (usa o sistema de seguidores). O WinTumblr permite a publicação de textos, imagens, vídeos, links, citações, áudio. Gratuito.

Texefex

Cria efeitos em gradiente em textos de blog. Além disso, consegue converter imagens em texto. É possível usar as cores do arco-íris ou criar a própria matiz, de forma personalizada. Trabalha com formatos RTF e HTML. Uso gratuito limitado para testes.